Para aqueles que não sabem, na Câmara dos Deputados, está em tramitação o projeto de lei que possui a intenção de reforçar a regulamentação e fiscalização de plataformas digitais como Meta, Spotify, Twitter, Google, Telegram, entre outras. O projeto se chama PL 2630, ou, PL das Fake News. A intenção do projeto é a melhora no combate às Fake News, ou notícias falsas que andam circulando entre os aplicativos.

Leia também:

publicidade

Nesta quarta-feira (14/06), essas plataformas deveriam comparecer a uma audiência para falar sobre suas ações em relação ao projeto, porém as big techs não responderam. A nova data para a audiência ficou para a segunda semana de julho.

Mas você deve se perguntar: O que isso significa para o Telegram e outras plataformas? Bom, o próprio Telegram afirmou que esse projeto interfere na liberdade de expressão dos usuários e as plataformas temem que essa PL possa realizar algum tipo de censura para os cidadãos.

publicidade

O Telegram, especificamente, corre riscos por conta da liberdade dos usuários ao compartilharem todo tipo de informação sem moderação. Se a lei for aprovada, haveria a possibilidade de bloquear a rede com mais facilidade.

Visto que o Telegram corre esse risco, listamos para vocês 4 aplicativos que podem substituir essa plataforma de forma prática e segura.

publicidade

4 aplicativos que podem ser alternativas ao Telegram

1.Signal

App Signal
O Signal é uma opção perfeita para substituir o Telegram Primakov/Shutterstock


O Signal é um aplicativo de código aberto, gratuito, que serviu de base para a criação da criptografia do WhatsApp. Ele também solicitam a verificação do número do celular. Mas, assim que a verificação é concluída, o aplicativo gera um par de chaves e exclui o número do banco de dados. Assim que as chaves estiverem prontas, o usuário poderá começar a se comunicar. Seu diferencial é que também é possível criar uma conta com um número de telefone público.

Todas as informações inseridas no aplicativo são criptografadas, e ele oferece recursos de vídeo e chamadas de voz, além de ser possível criar grupos e compartilhar arquivos, assim como no WhatsApp e Telegram.

publicidade

2.Discord

Discord como alternativa ao Telegram
A versatilidade do Discord o configura como uma boa opção ao Telegram Imagem: Unsplash


Mais popular em meio as comunidades de jogos, o Discord é um aplicativo versátil. Nele é possível criar salas de reuniões, vídeo chamadas, ou, como é mais comum de ser usado, jogar partidas de videogame ou realizar outras atividades enquanto está conversando com seus colegas e amigos.

Os dados dispostos na ferramenta também são criptografados, e muitas das facilidades de outros aplicativos também estão disponíveis nele como notificação de mensagem visualizada, mensagens de texto e imagens temporárias e compartilhamento de localização. O Discord é um aplicativo gratuito, sem anúncios e que pode ser personalizado.

3.SayMe

SayMe
SayMe é um aplicativo brasileiro e pode ser usado como substituto ao Telegram SayMe Crédito: SayMe


O SayMe é o primeiro aplicativo brasileiro de mensagens instantâneas, que vem com uma proposta de dar mais segurança e acessibilidade aos usuários. No aplicativo, é possível determinar quem pode ou não compartilhar suas mensagens, áudios, fotos e documentos, sendo possível bloquear até a função de “print”. Também é possível transcrever áudios, agendar mensagens, e pesquisar por data ou palavra-chave, entre tantas outras possibilidades.

É possível acessá-lo através de smartphones ou computadores. Além do SayMe Messenger, há também o SayMe Business, mais voltado para facilidades no mundo corporativo, com ótima capacidade de interação e customização. O SayMe dispões de criptografia de ponta a ponta e possui mais de 10 mil downloads na Play Store.

4.Threema

O Threema é uma opção paga, mas é uma boa opção de substituto ao Telegram


O Threema é um aplicativo pago. Custa R$ 24,90 na App Store, e R$ 24,12 na Play Store. O motivo de ser pago é que ele é um dos poucos aplicativos que não necessita de número de telefone ou ID de e-mail para criar uma conta.

O aplicativo gera um ID de usuário aleatório para que possa enviar ou receber mensagens de forma anônima. Após a mensagem ser enviada, ela é excluída do servidor de forma automática. Diferente do Telegram, que mantém as informações na nuvem, mesmo que criptografadas.

A Threema também possui criptografia de ponta a ponta, e, além do aplicativo por celular, também pode ser acessado pelo navegador. Há um sistema de verificação de contato que impede usuários falsos de entrar em contato com você. Ele permite fazer backup de suas informações e mensagens, é possível utilizar emojis e realizar conversas em grupo. Seu ponto fraco é que não suporta chamadas de vídeo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!