Acostumada a criar tendências, a Amazon se viu ficando para trás de concorrentes, como Google e Microsoft, na área de inteligência artificial. No entanto, a empresa não pretende continuar assim e está trabalhando em dois microchips de IA para treinamento e aceleração da tecnologia para seus clientes. A novidade segue o modelo de linguagem próprio da Amazon e espera-se que a Big Tech recupere o tempo perdido.
Leia mais:
- New York Times proíbe que seu conteúdo seja usado para treinar IA
- Como ganhar dinheiro com o Midjourney? Veja 4 dicas para fazer renda extra com IA
- 5 coisas que você deveria saber antes de comprar na Amazon
Chips de IA generativa da Amazon
A Amazon está desenvolvendo dois microchips personalizados, chamados Inferentia e Trainium, para clientes Amazon Web Services (AWS), um braço de serviços de computação em nuvem da empresa.
Ambos são aceleradores de treinamento de IA generativa nas placas de vídeo dos computadores Nvdia, que contam com alta performance e aprendizado profundo (Deep Learning ou DL, em inglês).
Segundo Chirag Dekate, analista vice-presidente da empresa de consultoria Garnet, à CNBC, o diferencial da tecnologia em relação às inovações de outras big techs são as capacidades técnicas dos chips. Outros destaques são a experiência da Amazon, que está no setor desde 2015, quando comprou a startup israelense de chips Annapurna Labs, e o material do objeto, feito de silício personalizado pela empresa.

Contexto da inteligência artificial
- O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, foi lançado em novembro de 2022 e, com sua popularização no início de 2023, fez outras empresas do setor da tecnologia correrem atrás de sua própria tecnologia.
- Isso porque o software foi desenvolvido com investimentos da Microsoft, que atualmente agrega o modelo de linguagem em seus produtos, como o Bing. Concorrentes da big tech não aceitariam ficar para trás.
- O Google foi um que, pouco tempo depois, anunciou seu próprio chatbot, o Bard, e um investimento na rival da OpenAI, a Anthropic.
- A Meta também lançou recentemente o próprio modelo de linguagem de IA, o Llama 2.
- No entanto, foi só em abril que a Amazon anunciou seus planos no setor, que incluiam o modelo de linguagem Titan e o serviço Bedrock, que ajuda desenvolvedores a aprimorarem seus softwares de IA.
Amazon demorou demais e agora corre atrás do prejuízo
A empresa demorou para entrar no setor da IA e, segundo Dekate, é porque não está acostumada a correr atrás do prejuízo.
A Amazon não está acostumada a perseguir mercados. A Amazon está acostumada a criar mercados. E acho que pela primeira vez em muito tempo, eles estão se encontrando em desvantagem e estão trabalhando para recuperar o atraso.
Chirag Dekate, analista vice-presidente da Garnet, à CNBC
No entanto, segundo o executivo, os microchips de silício em desenvolvimento pela Amazon podem dar uma nova vantagem à empresa em IA generativa a longo prazo.

Para que servem os chips de IA
- O site CNBC fez um tour pelos bastidores do laboratório de chips da Amazon, em Austin, no Texas, onde o Trainium e o Inferentia estão sendo desenvolvidos e testados.
- Segundo o vice-presidente de produto da AWS, Matt Wood, os chips se dividem em duas etapas do processo do treinamento de aprendizado de máquina e IA.
- De acordo com Wood, o Trainium (lançado em 2021) fornece 50% de melhoria no custo-benefício em relação a qualquer outra forma de treinar modelos de aprendizado de máquina.
- Já o Inferentia (lançado em 2019 e, agora, em sua segunda geração) permite que os clientes “entreguem inferência de aprendizado de máquina de muito, muito baixo custo, alto rendimento e baixa latência”, disse o executivo.
Amazon pode ultrapassar os concorrentes?
Por enquanto, os chips da própria Nvidia ainda são os mais atrativos do mercado em relação à integração e custo-benefício, mas ainda há tempo para a AWS alcançá-la.
Isso porque, segundo Dekate, a Amazon já tem uma base forte nos sistema em nuvem e pode investir em IA. O foco não seria dominar o mercado, mas sim oferecer outras opções no setor de alta qualidade e rendimento no campo da IA generativa.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Assista a filmes e séries
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!