O Android 14 tem uma ferramenta que pode ser a salvação para quem não aguenta mais publicidade de tela cheia aparecendo no celular. A novidade nasce em forma de controle inédito para quando um aplicativo pode ou não enviar notificações em full screen, envolvendo até partes mais internas do sistema operacional.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Android 14 ainda não está disponível para todos, mas algumas pessoas estão testando o sistema operacional e descobrindo novidades não comentadas pelo Google
  • Uma delas envolve notificações de tela cheia, muito utilizadas por apps de chamadas de voz como o WhatsApp, mas também abusadas por publicidade irritante
  • No novo Android 14 o sistema operacional permite que o usuário desligue toda notificação em tela cheia
  • Melhor ainda, o sistema operacional terá notificação de tela cheia negada por padrão para novos apps instalados pela Google Play

Propaganda é o que faz muito serviço não ter preço (você é a mercadoria neste caso) para seu acesso, como o Gmail, papo com inteligência artificial generativa, Google Maps ou o YouTube. Como a maior parte de quem entra na web faz isso usando um celular, também existe este tipo de geração de receita focada nos dispositivos móveis.

Uma propaganda enquanto você espera para um jogo reviver seu personagem é aceitável, mas em alguns casos fabricantes e aplicativos colocam publicidade tomando a tela inteira no meio de outro uso. Este é um momento tão irritante, que o Android 14 foi criado com uma ferramenta interna capaz de impedir que um programa envie este tipo de notificação.

publicidade

Android 14 terá “não” como padrão

A ferramenta entrega a possibilidade do usuário escolher qual app poderá enviar notificação de tela cheia, seja ele publicidade ou não, mas também tem uma regra importante: até o final deste ano o Android 14 terá uma negativa como padrão para qualquer aplicativo que não tem função de despertador ou ligação por voz.

Segundo Mishaal Rahman, o Google mudou a regra para tornar o “não” como padrão para notificações de tela cheia apenas nos aplicativos novos que serão instalados por meio do Google Play no Android 14, deixando de lado quem tem celular sem acesso ao repositório, como são os modelos chineses sem a versão global.

publicidade

De qualquer forma, o Android 14 permitirá que você desligue as notificações de tela cheia de qualquer app até para os que envolvem chamadas de voz como o WhatsApp e Telegram, ou despertador. Você só precisará fazer isso manualmente – melhor que nada, não?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!