Jovem lutador perde parte do pulmão por uso excessivo de vape

Sean Tobin, de 20 anos, teve um colapso pulmonar por conta das substâncias do vape e agora enfrenta problemas sérios de saúde
Pedro Spadoni16/08/2023 11h34, atualizada em 16/08/2023 14h07
Sean Tobin em hospital por conta do uso excessivo de vape
(Imagem: Kennedy News and Media)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Sean Tobin, um jovem aspirante a lutador de MMA, enfrenta sérios problemas de saúde após o uso frequente de vape. O atleta de 20 anos teve um colapso pulmonar e os médicos precisaram tirar uma parte do seu pulmão que tinha sido muito afetada pelas substâncias presentes nos dispositivos.

Para quem tem pressa:

  • Sean Tobin, aspirante a lutador de MMA, enfrenta sérios problemas de saúde após o uso frequente de vape;
  • O lutador, de apenas 20 anos, teve um colapso pulmonar por conta do acúmulo de substâncias do dispositivo no órgão;
  • Para salvá-lo, os médicos precisaram tirar uma parte do seu pulmão – a que estava mais avariada pelas substâncias;
  • Especialistas alertam que os jovens são especialmente vulneráveis aos danos causados pelo uso de vapes, uma vez que seus pulmões ainda estão em desenvolvimento

A popularidade dos vapes entre os jovens tem crescido, porém os riscos estão se tornando cada vez mais evidentes. De acordo com especialistas em saúde, os aparelhos contêm substâncias químicas prejudiciais que podem causar danos significativos aos pulmões.

Leia mais:

No caso do aspirante a lutador, o uso excessivo resultou na perda de parte do pulmão, prejudicando gravemente sua saúde, segundo a agência de notícias Kennedy News and Media.

Colapso causado pelo vape

Mão segurando um vape com fumaça saindo do bico do equipamento
(Imagem: Amani A/Shutterstock)

Os primeiros sinais de preocupação surgiram quando o jovem começou a experimentar dificuldades respiratórias, tosse persistente e dores no peito. Após uma série de exames médicos, os profissionais de saúde confirmaram que parte do seu pulmão estava comprometida, provavelmente devido às substâncias inaladas dos vapes.

Especialistas alertam que os jovens são especialmente vulneráveis aos danos causados pelo uso de vapes, uma vez que seus pulmões ainda estão em desenvolvimento. As substâncias químicas presentes nos vapores podem causar inflamação nos pulmões, prejudicando a capacidade respiratória e aumentando o risco de doenças respiratórias graves no futuro.

Veja abaixo como estava o pulmão do jovem lutador (a imagem é forte):

Pulmão de jovem após uso de vape
(Imagem: Kennedy News and Media)

Eu estava treinando e correndo, e tinha um cardio melhor do que todo mundo na academia. Lembro de ter visto vídeos no TikTok de um cara com o pulmão colapsado por causa do vape, e eu pensava “Isso não vai acontecer comigo. Esse cara é um vagabundo, eu não”. Você nunca pensa que algo vai acontecer com você até que aconteça com você.

Sean Tobin, lutador de MMA, em entrevista ao Kennedy News and Media

Os especialistas recomendam fortemente que os jovens evitem o uso desses dispositivos, uma vez que os danos podem ser permanentes. Conforme casos como o do aspirante a lutador ganham visibilidade, a conscientização sobre os perigos do uso de vape está crescendo.

Em resposta a esse incidente, autoridades de saúde estão trabalhando para desenvolver campanhas educativas que abordem os riscos associados ao uso de vapes. O objetivo é informar e alertar os jovens sobre os perigos, incentivando escolhas mais saudáveis.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Ícone tagsTags: