Está com dificuldade para ouvir diálogos no streaming? Você não é o único

Não é incomum que usuários tenham que ajustar o volume de acordo com diferentes cenas no streaming; problema é mais complexo do que parece
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Ignacio de Lima 17/08/2023 16h47, atualizada em 17/08/2023 18h09
Homem em frente a uma tela de streaming de vídeo
Homem em frente a uma tela de streaming de vídeo
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já aconteceu de você ter que aumentar o volume para escutar o diálogo de uma série ou filme em um streaming, mas, logo na sequência, voltar a abaixar por conta do som estourado em uma cena musical ou de luta? Se sim, você não é o único. No entanto, o problema não tem a ver com a qualidade da mixagem de som, mas sim com a reprodução de obras feitas para o cinema em TVs comuns ou até pelo próprio formato dos televisores e laptops de hoje em dia.

Leia mais:

Som no streaming

Não é de hoje que os recursos de som no streaming não são dos melhores. É comum aumentar e abaixar o som conforme você navega entre obras de um catálogo ou até entre diferentes plataformas.

Segundo um artigo do The New York Times, cerca de 50% dos jovens americanos têm recorrido ao uso de legendas por conta desse problema.

No entanto, isso não tem tanto a ver com a qualidade da mixagem de som em si, mas é influenciada por critérios do próprio funcionamento do som, regulações online e até do próprio design dos dispositivos reprodutores.

Netflix lança áudio espacial em mais de 700 filmes e séries
Seja no fone ou na TV, som do streaming não é sempre dos melhores (Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

Raízes do problema

Uma das principais causas para a oscilação do som entre obras e streamings é que, diferentemente da TV aberta ou a cabo, a transmissão online não tem uma regulação sobre limites mínimos ou máximos do som.

Ou seja, se você estiver assistindo uma série da HBO Max e logo em seguida der play em uma série do Amazon Prime Video, provavelmente terá que recorrer ao controle remoto.

Outra razão tem a ver com os novos hábitos de consumo dos espectadores. Por exemplo, grandes produções cinematográficas feitas especialmente para os cinemas mixam o som levando em conta alto-falantes de alta qualidade das salas. No entanto, uma pessoa que assiste a mesma obra na TV de casa terá um resultado diferente.

A tendência de design dos televisores, celular e laptops também influencia a qualidade de som. Isso porque muitas empresas fabricantes de TV estão diminuindo a espessura das telas e, como consequência, os alto-falantes são realocados para posições mais estéticas e menos funcionais, normalmente longe dos ouvidos do usuário.

Pessoa apontando controle para TV com serviço de streaming aberto
Sem regulações, streamings não tem uma regra em comum a seguir sobre a mixagem de som, como acontece na TV (Imagem: CeltStudio/Shutterstock)

Solução

  • Algumas soluções mais simples e rápidas incluem a adição de legendas, mas isso não é bem o que um espectador espera de um serviço de streaming pelo qual está pagando.
  • Algoritmos de aumento do som de falas também já estão sendo desenvolvidos, mas não são uma realidade para o público geral.
  • Segundo o TNYT, uma solução igualmente simples e que pode até melhorar a experiência de assistir um filme em casa pode ser adquirir um alto-falante externo, a ser conectado na TV.
  • Outra opção são melhoradores de diálogo em aplicativos simples (ainda não um algoritmo, mas quase lá). A Amazon, por exemplo, disponibilizou uma opção chamada “Dialogue Boost: High” para legendas em inglês, o que pode ser uma saída.
  • Alguns televisores também possuem a opção de reproduzir sons de cinema, que podem aumentar a qualidade do áudio como um todo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: