Já pensou em descobrir quando uma foto antiga foi tirada? É exatamente essa a proposta do PhotoDater, ferramenta que faz uso de inteligência artificial para estimar o ano que uma foto foi tirada.
Como descreve a plataforma de genealogia, MyHeritage, desenvolvedora da ferramenta, ela é um “serviço de genealogia que oferece estimativa de data para fotos históricas”. A IA do PhotoDater funciona desvendando pistas das imagens para determinar quando ela foi tirada.
Leia mais:
- É possível? Cientistas querem usar IA para conversar com animais
- Por que atores e roteiristas se sentem ameaçados pela inteligência artificial
- Ondas cerebrais usadas para recriar música do Pink Floyd
- Vice-presidente do Google fala sobre papel do Brasil na IA, regulação e uso de dados pessoais
Para estimar o ano da foto, o PhotoDater usa um algoritmo proprietário de aprendizado de máquina desenvolvido pela MyHeritage. O treinamento do algoritmo foi feito por dezenas de milhares de fotos históricas com data definida.
Essas fotos são de repositórios de código aberto. A empresa afirma que as imagens de usuários do MyHeritage não foram utilizadas no treinamento dos dados.
Esse treinamento permitiu que o algoritmo entenda características como roupas, penteados, pelos faciais, móveis e outros objetos de uma data em específico, segundo a MyHeritage.
Para que o algoritmo funcione, é preciso que sejam utilizadas fotos reais de pessoas entre 1960 e 1990, “uma foto de apenas um carro ou uma digitalização de um registro histórico” não receberá uma data estimada.
Como utilizar a ferramenta
- O PhotoDater é pode ser acessado através do MyHeritage;
- Ao acessar o site, será necessário criar uma conta;
- O menu principal conta com uma aba de “Fotos”;
- Lá o usuário pode fazer o upload da foto antiga;
- Ao subir a foto, a tag de estimativa aparecerá ao lado da “Data” aparecerá acima da foto.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!