Mega estudo genético mapeia estrutura do cérebro humano

Foram cerca de 36 mil exames cerebrais que identificaram mais de 4 mil variantes genéticas ligadas à estrutura do cérebro
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 17/08/2023 14h27, atualizada em 01/09/2023 11h06
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O funcionamento do cérebro humano ainda não é totalmente conhecido pela ciência. Pouco se sabe, por exemplo, sobre como nossa composição genética molda o desenvolvimento do cérebro. Mas agora um mega estudo tenta desvendar os mistérios relacionados ao órgão mais importante do sistema nervoso. Os resultados dessa pesquisa, liderada por pesquisadores da Universidade de Cambridge, foram publicados na revista Nature Genetics.

Leia mais

Mapeando a estrutura do cérebro

  • Foram cerca de 36 mil exames cerebrais que identificaram mais de 4 mil variantes genéticas ligadas à estrutura cerebral.
  • Os pesquisadores mediram várias propriedades da camada mais externa do cérebro chamada córtex.
  • Essas descobertas permitiram confirmar e, em alguns casos, identificar como diferentes propriedades do cérebro estão geneticamente ligadas entre si, de acordo com informações da Medical Xpress.
  • Para o Dr. Varun Warrier, do Centro de Pesquisa do Autismo, “uma questão que nos interessa há algum tempo é se os mesmos genes que estão ligados ao tamanho do córtex – medidos como volume e área – também estão ligados a como o córtex é dobrado. Ao medir essas diferentes propriedades do cérebro e ligá-las à genética, descobrimos que diferentes conjuntos de genes contribuem para o dobramento e o tamanho do córtex”.
  • A equipe também verificou se os mesmos genes que estão ligados à variação no tamanho do cérebro na população geral se sobrepõem a genes ligados a condições clínicas em que os tamanhos da cabeça são muito maiores ou menores, conhecidas como condições cefálicas.
  • Segundo Richard Bethlehem, também do Centro de Pesquisa do Autismo, “muitos dos genes ligados a diferenças nos tamanhos cerebrais na população geral se sobrepuseram a genes implicados em condições cefálicas. No entanto, ainda não sabemos exatamente como esses genes levam a mudanças no tamanho do cérebro”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.