O uso da inteligência artificial parece ter chegado para ficar. Algumas das maiores empresas do mundo têm feito uso da tecnologia para criar novos anúncios. A Nestlé e a Unilever são exemplos disso. Usando ferramentas como ChatGPT e DALL-E 2, elas buscam cortar custos e aumentar a produtividade.

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Inteligência artificial e publicidade

  • As equipes de marketing das mais diversas empresas começaram a olhar com maior carinho para os potenciais da IA.
  • A tecnologia é vista como uma forma de criar anúncios de forma mais barata, rápida e praticamente ilimitada.
  • A inteligência artificial pode ser usada para criar textos e imagens.
  • A WPP, maior agência de publicidade do mundo, está trabalhando com empresas de bens de consumo, incluindo a Nestlé e a Mondelēz, fabricante do biscoito Oreo, para criação de campanhas publicitárias através da IA.
  • “A economia pode ser de 10 ou 20 vezes. Em vez de levar uma equipe de filmagem até a África para filmar um comercial, criamos isso virtualmente”, afirmou o CEO da WPP, Mark Read.
  • As pequenas empresas também estão surfando na tecnologia, segundo reportagem da Reuters.
  • Cerca de 130 mil anúncios foram criados pro 2 mil lojas, resultando em 94 milhões de visualizações no YouTube e no Facebook, de acordo com a WPP.

Criação de peças publicitárias quase não tem custo

  • A Nestlé também está estudando maneiras de usar o ChatGPT e o DALL-E 2 para comercializar seus produtos.
  • “O motor está respondendo aos briefings da campanha com ótimas ideias e inspiração que estão totalmente na marca e na estratégia. As ideias são então desenvolvidas pela equipe criativa para, finalmente, se tornarem conteúdo que será produzido, por exemplo, para nossos sites”, destacou Aude Gandon, diretor global de marketing da empresa.
  • Em um dos casos, a WPP se inspirou em uma equipe de pesquisa da galeria holandesa Rijksmuseum que viralizou depois de usar um raio-X para revelar novos objetos escondidos na pintura a óleo do artista barroco Johannes Vermeer ‘The Milkmaid’.
  • Menos de 24 horas depois do sucesso da galeria, a agência de publicidade lançou uma campanha para a marca de iogurtes e laticínios Milkmaid, da Nestlé.
  • O conteúdo foi produzido quase de forma gratuita e gerou uma receita de mais de US$ 700 mil, o equivalente a R$ 3,5 milhão.

Preocupações com o uso da IA

  • Já a Unilever desenvolveu a própria tecnologia de IA generativa.
  • Mas está preocupada com a propriedade intelectual, bem como com a privacidade.
  • A empresa quer evitar que a tecnologia reproduza estereótipos raciais ou de gênero.
  • “Garantir que esses modelos quando você digita em certos termos estejam voltando com uma visão não estereotipada do mundo é realmente crítico”, aponta a Unilever.
  • Mesmo com os avanços da IA, algumas empresas permanecem cautelosas com os riscos de segurança e direitos autorais.
  • Elas defendem que os humanos continuem a fazer parte do processo de criação de peças publicitárias para evitar problemas no futuro próximo.

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