IA cupido? Apps de namoro apostam na tecnologia para matches

Desde parceiros de IA personalizáveis até consultores e casamenteiros, a tecnologia está mudando o panorama do namoro virtual
Pedro Spadoni19/08/2023 12h22, atualizada em 19/08/2023 12h23
Mulher digitando SMS em iPhone
(Imagem: Alyssa Stone/Universidade Northeastern)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A inteligência artificial (IA) entra cada vez mais fundo nas nossas vidas. Depois de ferramentas para pesquisa e produtividade, um dos avanços recentes desbrava os aplicativos de namoro. Desde a criação de parceiros de IA personalizáveis até a atuação como consultores e casamenteiros, a tecnologia está mudando o panorama do namoro virtual.

Para quem tem pressa:

  • Aplicativos de namoro investem em recursos com inteligência artificial (IA) para facilitar que usuários “deem match”;
  • Desde parceiros de IA personalizáveis até consultores e casamenteiros, a tecnologia está mudando o panorama do namoro virtual;
  • Dmitri Mirakyan, co-fundador do app YourMoveAI, por exemplo, vê a IA como uma ferramenta que aprimora a conexão humana;
  • Já Crystal Cansdale, especialista em namoro, diz que “infelizmente, namorar se tornou um jogo de números” se referindo aos aplicativos e uso da IA neste contexto.

Dmitri Mirakyan, co-fundador do aplicativo de bate-papo de namoro YourMoveAI, por exemplo, vê essa tecnologia como uma ferramenta que aprimora a conexão humana. Ele compara usá-la a enviar GIFs ou memes para amigos para melhorar a comunicação.

Em entrevista à CNN, Mirakyan disse:

O mundo está se tornando um lugar mais solitário e acho que a IA pode tornar isso mais fácil e melhor para as pessoas.

Leia mais:

IA, aplicativos de namoro e relacionamentos

(Imagem: MardeFondos/Shutterstock)

Plataformas de namoro populares como Tinder e Hinge estão integrando inteligência artificial em seus produtos, enquanto novos aplicativos – por exemplo: Aimm, Blush e Teaser AI – estão adotando novas abordagens para namoro virtual, muitas vezes oferecendo experiências gratuitas ou ricas em recursos.

Alguns aplicativos usam testes de personalidade e análise de aparência física para treinar sistemas com inteligência artificial, prometendo uma chance melhor de encontrar uma combinação perfeita.

Outros empregam IA para criar a resposta mais atraente para possíveis perguntas, por exemplo: “qual é a sua comida favorita?” e “como é um domingo típico para você?”

De acordo com um estudo da Pew Research de 2023, quase 50% de todos os adultos com menos de 30 anos usaram sites ou aplicativos de namoro online. No entanto, cerca de metade dos usuários relatam experiências negativas devido a conversas vazias e falta de afinidades.

Muitos no campo de aplicativos de namoro de IA acreditam que a tecnologia pode resolver esses problemas, ajudando as pessoas a se sentirem menos solitárias e facilitando conexões mais fáceis e significativas.

Obstáculos

Ilustração de mão robótica segurando folha de papel com quadrados rosas em volta
(Imagem: Rawpixel)

Por outro lado, novos desafios surgem com o namoro orientado por IA. Os usuários agora devem considerar se seu parceiro de conversa é totalmente confiável, pois as respostas geradas por IA se tornam mais prevalentes.

Além disso, surgem questões sobre a autenticidade das conexões formadas por meio da IA. Por exemplo: um sistema de computador pode identificar genuinamente uma conexão romântica em potencial?

Um estudo da empresa de segurança cibernética e privacidade digital Kaspersky, divulgado em março, descobriu que 75% dos usuários de aplicativos de namoro estão dispostos a usar chatbots com inteligência artificial – por exemplo, o ChatGPT – para fornecer o “chaveco” perfeito.

Há uma fadiga crescente com aplicativos de namoro agora, pois há muita pressão sobre as pessoas para serem ‘originais’ e eliminar o ruído criado pela escolha contínua oferecida a pessoas solteiras – infelizmente, namorar se tornou um jogo de números.

Crystal Cansdale, um especialista em namoro no aplicativo global de namoro Inner Circle, no estudo da Kapersky

Porém, os fundadores desses novos aplicativos de namoro orientados por IA acreditam que estão causando um impacto positivo neste contexto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.