Dificuldade para se relacionar, solidão e saudades de quem já se foi: aplicativos de IA (inteligência artificial) são programados para trazer a “felicidade” às pessoas. Afinal, se os avanços tecnológicos chegaram até esse mundo paralelo, que mal tem, não é mesmo?

Verdade seja dita, ninguém gosta de ficar sozinho por muito tempo, muito menos estar com uma pessoa chata e de interesses totalmente diferentes. Então, se podemos escolher exatamente o tipo de amigo ideal, mesmo virtual, por que não? Mas como funcionam esses programas, quais as funcionalidades? Conheça agora os aplicativos companheiros de IA e descubra.

publicidade

Leia mais:

Boom pós-pandêmico e os companheiros virtuais de IA

Depois que o mundo enfrentou o isolamento com a quarentena, por conta da COVID-19, as pessoas começaram a dar um novo significado para a vida de uma forma geral, principalmente para a saúde mental. Desde então, os artifícios para buscar o bem-estar e saúde quebraram as fronteiras da tecnologia e desbravaram caminhos um tanto inusitados.

publicidade

A partir disso, surgem os companheiros virtuais programados para manter conversas. Dentre esses, há uma variedade que abrange diversas necessidades.

Alguns são desenvolvidos para dar conselhos, como se cumprisse o papel de psicólogo ou guru espiritual. Outros são totalmente personalizados conforme a preferência do usuário, podendo representar a figura de um amigo e, até mesmo de um namorado. Conheça agora alguns desses aplicativos robôs criados com a tecnologia de inteligência artificial para jamais te deixar sozinho.

publicidade

Replika

Um aplicativo de suporte emocional, o Replika alcançou a marca de mais de dez milhões de usuários. O programa de chat é capaz de manter uma conversa por texto como os demais bots, reconhecer e mandar imagens e realizar chamadas de voz. O modelo de companheiro virtual no Replika é escolhido de acordo com a preferência do usuário. Ao acumular pontos, a pessoa também pode ter outros recursos liberado, como escolher características da personalidade e as roupas do companheiro.

Chai

O Chai é outro bot de conversas virtuais, onde o usuário pode optar por criar seus companheiros para manter diálogos. No entanto, esse tem opções de tipos de relações, que podem ser: amigável, romântico e terror.

publicidade

O interessante é que além de ser totalmente gratuito para android e IOS, o Chai permite que o usuário convide seus amigos para interagir com o seu companheiro virtual.

Robô Ed

Brasileiro, o Robô Ed foi desenvolvido pele InBot em 2004 e seu diferencial é poder conversar com muitos usuários ao mesmo tempo, funcionando como um atendente mesmo.
Além disso, o aplicativo é um assistente virtual que aborda assuntos sustentáveis, como uso de energia e meio ambiente. Dessa forma, o robô ED atua na conscientização dos bens naturais, dando dicas de economia e ensinando sobre programas educacionais e fontes alternativas de energia.

HereAfter AI

O aplicativo é um dos chamados bots de luto! Sim, de acordo com a criadora do app, ele funciona como um biógrafo. Dessa forma, pode combinar ferramentas de voz e IA para que as pessoas possam criar suas próprias versões digitais.

Por isso, ao responder diversas perguntas o aplicativo cria uma versão virtual da pessoa, permitindo, então, que os vivos ainda encontrem uma forma de se comunicar com parentes que já faleceram.
A ferramenta HereAfter AI armazena centenas de prompts para despertar memórias, incluindo piadas, viagens, reflexões e conselhos. Ou seja, o aplicativo funcionaria como aquele episódio de Black Mirror, “Be Right Back”, um pouco bizarro, não é mesmo?

Sem contar que entre outras coisas, a pessoa pode ficar pior, vivendo um luto prolongado ou vivendo uma “realidade paralela” um tanto doentia. Então a dica, antes de mais nada, para usufruir dos aplicativos companheiros de IA de uma maneira saudável, é saber dosar nas escolhas.

IGirl: Virtual AI Girlfriend

Surpreendentemente, a tecnologia tem alcançado lugares que jamais imaginaríamos! Pois bem, o app iGirl: Virtual AI Girlfriend é prova disso, afinal é um simulador de namoro.

Sim! O iGirl, seria nada mais, nada menos que sua nova namorada chatbot com inteligência artificial. Segundo a descrição do próprio app no Playstore, o AI Girlfriend pode ser seu amigo AI, waifu ou até mesmo uma garota adorável, proporcionando a você uma experiência de RPG única e romântica. Na descrição ainda está a frase: “AI Chatbot iGirl – explore o mundo das namoradas AI para encontrar o seu par perfeito!”

E aí? Conta aqui pra gente: você já se aventurou no mundo dos apps companheiros de IA? Qual desses acima você baixaria primeiro?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!