Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, revela outra face dos impactos gerados pelas mudanças no clima. Foi descoberto que o aquecimento global está alterando até a posição da linha das árvores em regiões montanhosas. 

O que você precisa saber

  • Uma linha de árvores surge nas montanhas e marca o limite de altitude máximo de expansão das árvores.
  • Imagens de satélite serviram de base para criar um algoritmo poderoso capaz de identificar quase um milhão de quilômetros de linhas de árvores em 243 cadeias de montanhas.
  • Uma combinação de fatores determina a altitude da linha das árvores. Alguns são: a temperatura, pluviosidade e umidade — todos podem ser influenciados pelas mudanças climáticas.
  • Apenas entre 2000 a 2010, quase 70% das linhas de árvores observadas se moveram 12 metros mais para cima.
  • Nos trópicos, a mudança foi ainda mais rápida: 3,1 metros por ano, diz o estudo britânico.

Leia mais:

publicidade

Segundo Dominick Spracklen, coautor do estudo, as árvores ao redor do mundo estão se movendo para altitudes mais elevadas mais rapidamente em regiões onde a temperatura é o fator decisivo para a posição das linhas. Já em regiões temperadas, onde a chuva desempenha um papel mais importante, as linhas de árvores não estão mudando tão rapidamente.

Risco de extinção

Xinyue He, pesquisador que liderou a pesquisa, alerta que as plantas e animais que habitam essas grandes altitudes são extremamente vulneráveis a mudanças ambientais. 

publicidade

As plantas e animais que existem nessas grandes altitudes são muito suscetíveis a mudanças ambientais. À medida que as linhas de árvores sobem, elas começam a competir por espaço e nutrientes e isso pode fazer com que algumas espécies endêmicas que sobrevivem nesses locais sejam espremidas

O estudo intitulado“Global Distribution and Climate Controls of Natural Mountain Treelines” foi publicado na revista acadêmica Global Change Biology e fornece novas evidências sobre os impactos do aquecimento global, destacando a necessidade de criar iniciativas para enfrentar as mudanças climáticas e seus danos também aos ecossistemas de montanha.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!