Como liberar espaço no PC com Windows: 7 dicas úteis

Usuários podem utilizar ferramentas nativas do sistema do computador ou optar por escolher nuvens online para guardar arquivos descartáveis
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 20/08/2023 09h20, atualizada em 07/09/2023 17h09
excluindo arquivos
Reprodução: nexusby/Freepik
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Liberar espaço no computador é uma prática essencial para aqueles usuários que sofrem constantemente com pouco armazenamento, seja devido a erros no sistema ou pelo grande acúmulo de arquivos. A seguir, aprenda sete formas de liberar espaço no seu PC com sistema operacional Windows.

Leia mais:

1. Exclua arquivos temporários

Conceito de backup na nuvem
Imagem: Who is Danny/Shutterstock

O sistema dos computadores cria novos arquivos temporários todos os dias durante a utilização da máquina, e embora muitos deles sejam inúteis, acabam ocupando certo espaço do armazenamento interno. Por isso, uma boa dica é sempre encontrar e deletar estes itens.

Para isso, pressione e segura a tecla Windows e clique na letra R. Quando a barra de busca aparecer, digite “temp” (sem as aspas) dentro do campo de texto e clique em “Ok”. Em seguida, um grande contingente de arquivos deve aparecer: selecione todos e exclua aqueles que o sistema permitir. Por fim, refaça os passos, mas desta vez, faça uma busca por “%temp%” (também sem as aspas).

2. Faça uma limpa nos programas que não são utilizados

Muitos usuários têm o hábito de instalar vários programas, seja para trabalhar, estudar, ou jogar. De qualquer forma, caso haja algum programa de que você se esqueceu e não irá mais utilizar, exclua-o imediatamente (principalmente se for um jogo, que ocupa muito espaço). Para isso, clique no botão Windows e acesse a lista completa com todos os programas que você instalou: analise cuidadosamente as suas opções e defina as prioridades.

3. Delete arquivos que não farão falta

fotos polaroid
Reprodução: Juliana Malta/Unsplash

É muito comum utilizar um único computador para mais de um propósito, como estudar e jogar. Desta forma, a máquina acaba hospedando diferentes tipos de arquivos, como documentos, programas, fotos, vídeos, e músicas. Então, verifique todos os arquivos que não são necessários para o seu dia a dia (como fotos e vídeos) e transfira-os para um lugar mais adequado, como uma nuvem (Google Drive e OneDrive) ou pendrive. Depois, exclua-os do PC para liberar espaço.

4. Lembre-se de sempre esvaziar a lixeira regularmente

Não adianta excluir todos os arquivos inúteis se for para deixá-los na sua lixeira. Por isso, alimente o hábito de, regularmente, excluir definitivamente de sua lixeira os arquivos que mandou para lá, pois eles continuam ocupando espaço no seu computador se permanecerem ali.

5. Limpe o Disco do seu computador

limpeza de disco
Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Digital

Limpeza de disco é uma opção nativa do sistema operacional Windows, a qual promete realizar uma limpeza eficiente no armazenamento interno da máquina. Para isso, clique na tecla do Windows, procure e selecione a opção “Meu computador”, clique com o botão direito do mouse sobre o item, selecione “Propriedades”, clique em “Limpeza de Disco” e selecione os tipos de arquivos que deseja fazer uma limpa.

6. Formate o PC pelo Windows

Formatar um computador significa excluir todos os arquivos dele, como programas, documentos, fotos e vídeos. Esse hábito ainda exclui demais erros ou vírus que tenham acometido o sistema, o que traz a máquina para suas configurações de fábrica.

Nas versões mais modernas do Windows 10 e 11, é possível realizar esta formatação de casa sem depender de outras pessoas ou de um pendrive. Basta se encaminhar para a barra de busca do Windows, procure por “Restaurar o PC”, clique na opção e selecione o botão “Começar agora”.

7. Use programas online ao invés de baixá-los

Google Docs
Divulgação: Google

Atualmente, os usuários contam com uma grande gama de programas online que podem substituir os softwares baixados. Ou seja, ao invés de baixar um programa, você pode utilizar a sua versão online. Isso funciona desde serviços de streaming, a programas de edição de vídeo e imagem, e até ao pacote office.

Para aqueles que preferem os sistemas da Microsoft, basta fazer uma conta na plataforma Outlook para utilizar gratuitamente os programas como Word, PowerPoint e Excel. Contudo, para os que já tem uma conta no provedor Gmail, basta fazer login no Google Drive e aproveitar os aplicativos online para redigir documentos, notas, planilhas, e apresentações de slide.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.