Com o uso diário do seu computador, é normal que o desempenho do equipamento apresente problemas no decorrer do tempo. Uma solução para identificar e resolver essas falhas é usar a Verificação de integridade do Windows. Com essa ferramenta que a Microsoft disponibiliza gratuitamente, o usuário consegue acessar dados como o espaço de memória, a idade do equipamento, o tipo de processador, quantidade de memória RAM e checar se o seu PC é compatível com o Windows 11 (se você ainda estiver usando o Windows 10 ou um sistema mais antigo).

Dito isso, o Olhar Digital trouxe dicas de como melhorar o desempenho do seu PC com o uso da Verificação de Integridade do Windows.

publicidade

Leia mais:

O que é a verificação de Integridade do Windows?

A ‘Verificação de Integridade do PC’ é um programa desenvolvido pela Microsoft não apenas com o intuito de resolver questões como travamentos e lentidão do sistema, mas também para identificar se o seu computador possui a compatibilidade necessária para a atualização gratuita ao Windows 11.

publicidade

Vale ressaltar que o app ‘Verificação de Integridade do PC’ é atualizado de forma periódica, considerando comentários feitos pelos clientes da Microsoft. Esses comentários são geralmente em relação a problemas que possam surgir com o tempo de uso dos equipamentos com sistema Windows.

Como baixar o aplicativo de Verificação de Integridade do Windows

  1. Acessando a página do programa

    Com o navegador de sua escolha aberto, digite o endereço https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-11 e role até o final da página e clique em ‘Baixar o aplicativo ‘Verificação de Integridade do PC’, para poder fazer o download do ‘Verificador de Integridade’;Passo 1 verificação de integrigade

  2. Faça o download

    Após o download, clique no instalador para iniciar o processo de instalação do ‘Verificador de Integridade do PC’. Logo abrirá uma caixa de diálogo, basta agora clicar em executar para começar a Instalação;Passo 2 Verificação de integridade

  3. Instalando o programa

    Com a caixa de diálogo aberta, flegue e aceite dos termos e depois clique no botão ‘Instalar’ para começar a instalação do software.Passo 3 Verificação de integridade

  4. Abra o programa

    Após finalizar a instalação, caso não abra de forma automática o aplicativo, basta clicar no menu iniciar do seu Windows 10 e ir diretamente em adicionados recentemente. Em seguida, clique no aplicativo ‘Verificação de Integridade do PC’ para abrir o programa.Passo 4 Verificação de integridade

O que pode ser feito por meio do aplicativo?

Imagem do Verificação de Integridade do PCImagem do Verificação de Integridade do PC
Além de verificar falhas, com esse programa é possível verificar se o equipamento é compatível com o Windows 11. (Imagem: Microsoft/ Lucas Gabriel MH)

O programa ‘Verificação de integridade do PC’ além de permitir atualizar para o Windows 11, caso seu dispositivo seja compatível, fornece dados como:

publicidade
  • A capacidade atual de memória do seu dispositivo;
  • O quanto de bateria, caso seja um notebook, o computador tem atualmente;
  • Além de informações referentes ao ano da máquina, tipo de memória interna, quantidade de memória RAM.
  • Renomear o dispositivo, caso deseje;

É importante frisar que ao fazer a verificação, caso alguns tipos de travamentos do sistema ainda persistem, vale a pena levar o computador até um profissional qualificado, já que pode ser necessário a troca de alguma peça, como memória RAM, por exemplo, para melhorar o desempenho do equipamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!