O Flipper Zero é um objeto eletrônico lançado em 2020 e que se popularizou entre os usuários que trabalham com segurança cibernética. O aparelho mede a suscetibilidade que um dispositivo tem de ser invadido por terceiros, por exemplo, mas ainda pode ser modificado para desenvolver diferentes tarefas, como abrir fechaduras eletrônicas e clonar alguns tipos de crachás. Confira mais informações a seguir.

Leia mais:

O que é e o que o Flipper Zero pode fazer?

flipper zero copiando código de um cartão
Divulgação: Flipper Zero

O Flipper Zero é um aparelho tão pequeno que cabe na palma da mão, mas ao contrário de suas dimensões, o que ele pode fazer é muito maior do que se imagina. O item já tem algumas funções predeterminadas, como medir a suscetibilidade de invasão do sistema de outro eletrônico, mas por ser um item de código aberto, pode ser modificado por quem o utiliza para desempenhar diferentes outras ações.

A Anatel proibiu o uso, a comercialização federal, e a importação deste aparelho. Isso porque, segundo a agência, o apetrecho pode ser utilizado para fins ilícitos, como clonar crachás, abrir fechaduras eletrônicas, copiar chaves de carro e até os dados de controles remotos de portões eletrônicos.

publicidade
flipper zero copiando códigos de uma fechadura eletrônica
Divulgação: Flipper Zero

Essas ações acontecem porque, ao medir a segurança dos objetos eletrônicos, o Flipper Zero se comunica com os sistemas alheios por meio de sinais de radiofrequência. Uma vez que o apetrecho “invade” outro dispositivo, adquire acesso a dados de controle e funcionamento do mesmo, o que pode ser perigoso em mãos erradas.

O funcionamento do aparelho é bastante simples: após ligado, o usuário aperta um botão para emitir o sinal de radiofrequência e pode efetuar diferentes ações utilizando o teclado direcional no design. Ele conta com uma tela laranja e monocromática de 128 x 64 pixels, a qual expõe algumas das informações capturadas, como chaves de acesso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!