A cidade de São Paulo deu o pontapé inicial no processo de modernização da sua rede de semáforos. A meta é conseguir reduzir os congestionamentos e agilizar os reparos em casos de falhas nos equipamentos.
Como é o novo semáforo
- Os novos semáforos são mais inteligentes e contam com sensores e câmeras capazes de “medir” o acúmulo de automóveis em tempo real.
- Eles podem ser facilmente identificados pela faixa amarela presente nas bordas.
- O tempo das luzes verde e vermelha é ajustado automaticamente pelo novo equipamento de acordo com a condição do trânsito, otimizando o fluxo de veículos nas vias.
- A programação também pode ser alterada remotamente pela central de controle.
- Até então, esses ajustes eram programados manualmente pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) conforme a média de fluxo de veículos medido no período do dia e da noite.
- Todos funcionam conectados por fibra ótica e usam chips de telefonia com 5G, agilizando o reparo e a identificação de eventuais falhas.
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Os primeiros semáforos modernos já estão sendo instalados nas avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo, localizadas na Zona Oeste da capital paulista. Uma placa com a descrição ‘Semáforo em modernização’ acompanha o novo equipamento de trânsito.
Já existem 16 semáforos modernos operando. A expectativa é de atingir pelo menos 270 ainda este ano, segundo o SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município).
A mudança começou no segundo semestre e será realizada em 2.586 cruzamentos com semáforos na área de rodízio da cidade pelos próximos três anos, informa a agência. Cerca de 4.000 semáforos serão revitalizados até lá.
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