Raro Fiat 8V Berlinetta Zagato é leiloado por valor recorde; saiba quanto

Comprador, contudo, optou por permanecer anônimo
Rodrigo Mozelli22/08/2023 00h03
fiat-8v-berlinetta-zagato-1953
Imagem: Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No sábado (19), um raro Fiat 8V Berlinetta Zagato de 1953 foi vendido em leilão em Monterey, Califórnia (EUA), pela especialista em leilões automotivos RM Sotheby’s.

A venda, realizada por US$ 2,9 milhões (R$ 14,4 milhões), estabeleceu novo recorde de preço para um Fiat em leilão. O comprador, contudo, permaneceu anônimo, conforme o Motor 1.

Leia mais:

Este Fiat 8V Berlinetta Zagato é um dos 25 exemplares produzidos com carroceria feita pela Zagato e provavelmente o único equipado com o motor de competição Tipo 104.004.

  • O motor V8 de 1.996 cc e 70°, com duas válvulas por cilindro e dois carburadores Weber de quatro cilindros, possui taxa de compressão aumentada para 8,75:1 e potência máxima de saída de impressionantes 127 cv (CUNA), superando os 105 cv do modelo básico;
  • Com essa potência e caixa de câmbio manual de quatro marchas, o Fiat 8V Berlinetta Zagato é capaz de ultrapassar os 200 km/h, tornando-o o único Fiat produzido com motor V8 na história da empresa italiana.

Além de ser um carro extremamente raro e potente, o exemplar vendido também possui o famoso teto ondulado típico da Carrozzeria Zagato da década de 1950.

Este Fiat 8V Berlinetta Zagato em particular também possui diversos prêmios conquistados no Villa d’Este e no Pebble Beach Concours d’Elegance, além de ter passado por manutenção contínua de trinta anos e restauração meticulosa de três anos.

É importante ressaltar que existem ainda outros Fiats históricos e extremamente valiosos que podem valer ainda mais do que este 8V, como o Fiat Turbina de 1954, movido por uma turbina como a de um avião, e o famoso Fiat Mefistofele de 1924, que bateu o recorde mundial de velocidade terrestre italiano, alcançando os 234,98 km/h.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.