O home office ainda é uma realidade para muitas pessoas, mesmo após o cenário da pandemia de Coronavírus, e para criar um escritório em casa de maneira bem-sucedida, antes é necessário ter os equipamentos corretos para auxiliar na sua rotina. Pensando nisso, separamos uma lista com seis itens obrigatórios que todo home office precisa ter. Confira mais informações a seguir.

Leia mais:

publicidade

1. Desktop

Tela inicial do Instagram no Desktop
Crédito: CC0 Domínio Público/PxHere

O desktop é aquele computador típico que fica em casa o tempo inteiro. Embora não seja portátil, este modelo oferece um sistema de hardware mais estável para lidar com programas pesados –– ao contrário do notebook ––, o que deve ser extremamente útil para quem trabalha com edição de imagens e vídeos o dia todo. Além disso, há modelos de gabinetes bem robustos, o que permite ao usuário a inserção de peças que aumentem o potencial da máquina, como processadores e placas de vídeo mais inovadores.

Estes dois exemplos de peças de hardware também podem ser inseridas no notebook, contudo, devido a pouca quantidade de espaço, um laptop dificilmente poderia alcançar um potencial tão eficiente e estável quanto um desktop quando em situações que facilmente levariam a um superaquecimento. Por isso, se você não precisa se deslocar constantemente junto do PC, investir em um bom modelo de desktop pode fazer toda a diferença.

publicidade

2. Webcam

A webcam é um item indispensável para aqueles que participam de reuniões o tempo todo por videochamadas –– mesmo que seu rosto dificilmente apareça, a câmera é necessária para entrar nas chamadas de vídeo.

Desta forma, é fundamental escolher um modelo que tenha uma boa resolução de imagem, como Full HD. Preste bastante atenção ao formato do clipe da câmera, pois ele precisa ser compatível com seu monitor para encaixar de forma eficiente. Também atente-se a webcams com um bom sistema de áudio, a fim de que você consiga se comunicar com os outros membros da chamada de vídeo, caso não tenha um microfone acoplado ou embutido no headset.

publicidade

3. Headset sem fio

headset sem fio para home office
Reprodução: Nubelson Fernandes/Unsplash

O headset complementa a utilidade da webcam, visto que nem sempre o microfone da câmera é bom o bastante. Por isso, investir em um aparelho que possibilite ouvir e falar com mais eficiência pode ser uma ótima escolha. Além disso, escolher um aparelho com funcionamento sem fio pode ajudá-lo a manter o ambiente livre de fios e diminuir a bagunça na sua mesa de trabalho.

4. Cadeira confortável

Ainda que não pareça, a cadeira é um dos itens mais importantes para quem trabalha em casa o dia inteiro. Isso porque manter uma postura incorreta por muitas horas não apenas irá acarretar uma centena de problemas de saúde, mas também pode contribuir para deixá-lo estressado e comprometer seu ritmo de trabalho ou rendimento.

publicidade

A melhor cadeira não é a mais cara, mas sim aquela que atende às suas necessidades. Por exemplo, para ambientes refrigerados, as opções com couro sintético podem ser uma boa escolha; já para cenários mais quentes, escolher um modelo com cobertura de malha e com furos de ventilação –– para diminuir a incidência de suor –– pode ser mais adequado.

A cadeira também deve conter braços de apoio –– preferencialmente, acolchoados ––, uma alavanca inferior para mudar a altura, e ter uma arquitetura ergonômica no encosto para manter a sua coluna estabilizada.

5. Teclado sem fio e com apoio acolchoado

teclado sem fio com apoio acolchoado para os pulsos - logitech k650
Divulgação: Logitech

Um teclado com funcionamento por Bluetooth ou Wi-Fi elimina o excesso de fios no escritório –– que só servem para juntar poeira e contribuir para um ambiente desorganizado –– e auxilia a manter um visual mais minimalista na mesa de trabalho. Manter o ambiente organizado faz parte de um escritório de sucesso.

Além disso, os modelos com apoio acolchoado permitem que os punhos dos usuários fiquem mais confortáveis e podem minimizar o aparecimento de doenças em decorrência da posição das mãos ao digitar.

6. Mouse sem fio e ergonômico

O mouse sem fio proporciona mais liberdade ao usuário e ainda previne que o cabo fique preso em algum lugar. Ademais, os modelos com design ergonômico ajudam a manter a mão e o punho em uma posição estável, o que minimiza problemas de saúde, como dores nos ossos, músculos e tendões.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!