A receita da Baidu teve seu maior aumento em mais de um ano, juntando-se às maiores empresas de internet da China, após Pequim afrouxar seu controle sobre o setor privado para tentar impulsionar a economia do país.

  • As ações da empresa subiram cerca de 4% nas negociações pré-mercado em Nova York.
  • A empresa reportou um aumento de vendas maior do que o projetado, de 15%, totalizando 34,1 bilhões de yuans (US$ 4,7 bilhões) para o trimestre encerrado em junho.
  • O lucro líquido subiu 43%, totalizando 5,2 bilhões de yuans.
  • Assim como o Alibaba e a Tencent, o Baidu, líder de buscas na China, está se beneficiando da recuperação na publicidade e nos gastos do consumidor após a era do “Covid Zero” em 2022.
  • Isso ocorre apesar da turbulência crescente na segunda maior economia do mundo, que emergiu nos últimos meses, desde o persistente desemprego até uma crise imobiliária.
  • Na terça-feira, a plataforma de vídeo Kuaishou Technology reportou seu primeiro lucro líquido registrado após as vendas superarem as expectativas.

Leia mais:

publicidade

Inteligência artificial anima investidores

No momento, os investidores estão focados nas ambições de inteligência artificial (IA) da Baidu, uma vez que a empresa chinesa demonstrou sua liderança doméstica ao revelar um rival do ChatGPT chamado Ernie em março.

Desde então, Alibaba e Tencent se juntaram a uma série de startups na promoção de seus próprios modelos de linguagem de grande escala para tentar competir com a criação seminal da OpenAI, levantando questões sobre se a Baidu pode sustentar sua vantagem atual.

publicidade

Segundo o Bloomberg, o fundador da Baidu, Robin Li, afirmou que a empresa aguarda a aprovação de Pequim para lançar sua resposta ao ChatGPT ao público, evitando responder a perguntas sobre o cronograma específico.

A incerteza reflete as regulamentações que entraram em vigor em 15 de agosto, exigindo uma revisão de segurança antes que os serviços de IA possam ser lançados no mercado, como parte de regras abrangentes destinadas a controlar o conteúdo, permitindo que as empresas prosperem e compitam com rivais dos EUA.

publicidade

Até lá, Li expressou otimismo quanto às perspectivas para a publicidade, apesar da volatilidade macroeconômica, embora as taxas de crescimento possam flutuar.

Para o segundo semestre do ano, devemos continuar a ver uma tendência de recuperação bastante clara para nosso negócio de marketing online.

Robin Li em ligação a analistas via Bloomberg

O impacto do Ernie na Baidu

baidu
Imagem: Ascannio / Shutterstock.com

Em junho, a empresa — também líder da China em direção autônoma — afirmou que o Ernie superou o ChatGPT em várias medidas. No entanto, a Tencent disse na semana passada que seu próprio modelo em desenvolvimento já estava entre os melhores da China, enquanto a Alibaba está integrando uma IA semelhante ao ChatGPT em seus aplicativos de reuniões e mensagens.

publicidade

A Baidu espera que sua criação — construída com base em anos de investimento, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de IA — se torne o próximo aplicativo indispensável para a maior arena da internet do mundo, atraindo usuários de volta de plataformas tudo-em-um como o WeChat da Tencent.

A Baidu está integrando o Ernie Bot em diversas áreas de negócios, que vão desde computação em nuvem até alto-falantes inteligentes. A empresa também reservou um fundo de investimento de US$ 140 milhões para investir em startups semelhantes à OpenAI.

As ações da empresa subiram cerca de 10% neste ano, sendo classificadas entre os melhores desempenhos no Índice Hang Seng Tech, que teve uma queda de 3%.

“O Ernie é visto como líder em IA generativa devido a seus investimentos mais visíveis ao longo dos anos”, disse Vey-Sern Ling, diretor-gerente da Union Bancaire Privee, antes do anúncio dos resultados. “Mas o desenvolvimento de aplicações de IA generativa ainda está em estágio inicial.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!