A internet pode aproximar pessoas ao permitir interagir com diferentes usuários ao redor do mundo em tempo real. Hoje em dia, é difícil achar alguém que não tenha nenhuma rede social. O celular pode ser muito útil para se manter conectado com o mundo, se atualizar com notícias, contatar pessoas, e pode até ser utilizado para o lazer, no entanto, o uso desenfreado da internet nos aparelhos como o smartphone pode causar o efeito contrário, alienando o usuário e destruindo relacionamentos com aqueles que estão fisicamente próximos a você. Esse comportamento é chamado de Phubbing.

Leia também:

publicidade

O que é Phubbing?

Phubbing pode prejudicar relacionamentos
Imagem: Pixabay


O Phubbing é a junção das palavras em inglês snubbing (esnobar) e phone (telefone), ou seja, ignorar as pessoas a sua volta para manter demasiada atenção ao celular. O termo foi criado pela companhia australiana Macquarie Dictionary em 2012. Desde então, estudiosos passaram a realizar pesquisas sobre o comportamento, que pode causar sérios problemas como a falta de atenção e comunicação nos relacionamentos entre casais, familiares, amigos e colegas de trabalho.

O phubbing pode prejudicar a rotina dos usuários, além de causar vício, tornando as atividades do dia a dia cada vez mais fáceis de ignorar. O comportamento também pode desenvolver ou piorar quadros de depressão, ansiedade, agressividade ou até mesmo o que é chamado de Nomofobia, que é o medo irracional de ficar desconectado do celular.

publicidade

Em 2016, uma revista científica chamada Computers in Human Behavior disponibilizou um estudo sobre como o phubbing tem se tornado normativo atualmente. Segundo a pesquisa, os phubbers (aqueles que praticam o phubbing), perpetuam o comportamento por achar que os outros ao seu redor fazem a mesma coisa, e costumam retaliar verbalmente em resposta ao descontentamento apresentado pelo parceiro que está sendo esnobado, causando desavenças e o desgaste do relacionamento.

Para evitar o phubbing, é necessário que o phubber reconheça o mal causado pelo uso abusivo do celular e tome atitudes que ajudem a melhorar o relacionamento com outras pessoas, como evitar mexer no smartphone enquanto alguém estiver falando com você, ou passar tempo de qualidade longe da tela do computador, tablet ou celular.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!