Seguindo a tendência de outras plataformas, como o X (antigo Twitter) e o Instagram, o Spotify já havia anunciado que investiria em sues criadores de conteúdo. Agora, a empresa finalmente concretizou a intenção e revelou que implementará atualizações para podcasters, como a possibilidade de personalizar a página de seus programas e obter dados mais detalhados sobre a o público e a audiência.
Leia mais:
- Como o TikTok planeja competir com o Spotify
- O que é o Spotify Advertising e como usar ele para anunciar na plataforma
- Como melhorar o som no Spotify no iPhone e Mac
Spotify quer facilitar a vida dos podcasters…
- Por enquanto, os podcasters que publicam seus programas no Spotify apenas enviam uma rápida descrição sobre o que se trata o conteúdo e submetem sinopses para cada episódio.
- Entre as atualizações anunciadas em um post de blog, o Spotify vai permitir que os criadores comecem a personalizar suas páginas, podendo destacar episódios específicos, incluir suas mídias sociais, fixar episódios, promover outros podcasts e exibir anúncios de conteúdos pagos relacionados.
- Além disso, eles poderão escolher o trecho do áudio e do episódio que servirá como propaganda aos usuários para os quais a plataforma recomenda o programa.
- Já o recurso Spotify for Podcasters fornecerá dados e análises mais detalhados sobre o público, audiência e até as tendências de cada episódio separadamente.
- Agora, eles poderão ver até quais ouvintes vieram de pesquisas orgânicas, recomendações do próprio Spotify ou de listas de “top charts”.
- Do outro lado, os ouvintes conseguirão achar podcasts que os interessam de forma mais fácil e atrativa, promovendo o conteúdo na plataforma.

… e dos usuários
Do outro lado, os usuários também se beneficiam. Atualmente, os ouvintes só veem a descrição e a sinopse dos programas em um formato de lista, pouco atrativo visualmente.
Além disso, a descoberta de novos programas se dá (se não de forma orgânica, por pesquisas diretas) pela recomendação do próprio Spotify.
Com perfis personalizados, com informações que agreguem aos programas, os ouvintes poderão se guiar melhor entre suas preferências, escolher episódios e conhecer novos conteúdos de forma mais fácil.

Assinantes do Spotify
Os criadores de conteúdo assinantes do Spotify terão alguns benefícios, entre eles exibir peças promocionais de seus programas nas respectivas páginas. Isso pode ajudar, por exemplo, podcasters a atrair assinantes para seus próprios programas de benefícios ou assinaturas.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!