Claude IA: 4 coisas que o chatbot pode fazer que o ChatGPT não consegue

O Claude 2 traz melhorias e oferece uma experiência aprimorada, inclusive com algumas vantagens sobre o ChatGPT. Confira!
Por Matheus Chaves, editado por Bruno Ignacio de Lima 24/08/2023 19h40, atualizada em 08/09/2023 08h20
Novo chatbot supera o ChatGPT em alguns pontos
Imagem: Reprodução/Site anthropic.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Recentemente, a empresa de segurança e pesquisa com foco em Inteligência Artificial (IA), a Anthropic lançou uma nova versão de chatbot. Trata-se do Claude 2, uma ferramenta de IA que traz diversas melhorias e oferece uma experiência mais aprimorada e envolvente, inclusive com vantagens em relação ao ChatGPT em alguns pontos. Antes de mais nada, é necessário destacar que esse chatbot está disponível somente no Reino Unido e Estados Unidos, sendo expandido gradualmente para outros territórios. Ou seja, para testar a plataforma antes da hora, é necessário usar uma rede VPN, por exemplo.

Com o aperfeiçoamento realizado, o bot agora possui maiores habilidade em matemática, programação, leitura, escrita e muito mais. Para utilizá-la, acesse o site claude.ai/login e coloque o seu e-mail no campo indicado. Depois disso, um código será mandado e você precisará inseri-lo para criar a conta. Após, basta preencher as informações que forem sendo pedidas durante o processo de registro.

Leia mais:

Veja as vantagens que o Claude IA tem sobre o ChatGPT

Primeiramente é importante ressaltar que ambas as ferramentas são eficientes em diversos aspectos. No entanto, comparando as duas, o Claude possui quatro vantagens. Confira!

1 – Melhor leitura, análise e resumo de arquivos carregados

No Claude IA é possível realizar até cinco uploads de arquivos de uma só vez, desde que eles tenham até 10 MB. Um dos benefícios é que o simples fato de enviar o arquivo já fará com que a ferramenta resuma ele de forma automática. Além disso, o chatbot aprende sobre o tema e mantém o contexto das informações compartilhadas. Assim, quando você fizer perguntas sobre o assunto, ele lhe responderá com exatidão.

Você pode carregar documentos em Word, PDF, .tct, .csv e outras. Por outro lado, ela não suporta planilhas do Excel, mas é capaz de convertê-las em PDF e posteriormente mandar para a Claude resumir.

2 – Maior capacidade de processamento de palavras

Enquanto o ChatGPT tem a capacidade de aproximadamente 3 mil palavras, o Claude 2 possui incríveis 100 mil tokens, o que corresponde a surpreendentes 75 mil palavras a cada prompt.

Desta maneira, a linguagem é gerada de forma mais natural e diferenciada, pois aproveita melhor os conjuntos de dados usados para gerar contexto entre as palavras e frases. Com isso, a IA consegue ter maior poder de analise, resumo e até elaboração de documentos longos.

3 – Possui dados até 2022

O ChatGPT foi treinado com dados até setembro de 2021. Já o Claude possui dados até dezembro de 2022. E, a Anthropic afirma que a ferramenta pode conhecer alguns eventos do início de 2023.

4 – Resumo de conteúdos por meio de link

Apesar de ainda não ser uma função que está perfeita, o Claude 2 é capaz de resumir o conteúdo de um link. Para isso, basta você inseri-lo no bate-papo. No entanto, a Anthropic já alertou que a ferramenta pode fornecer conteúdos imprecisos. Por isso, é algo que ainda precisa ser melhor trabalhado para que o uso seja confiável. No entanto, já é uma diferença notável em relação ao ChatGPT.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.