Conceitos novos são bem-vindos para pensar momentos novos da história. Termos como “pós-pandemia“, “IA generativa” e “antropoceno” revelam que estamos passando por um período com características únicas. O Olhar Digital conversou sobre isso com o neurocientista e futurista Álvaro Machado Dias, professor da Unifesp.

Leia mais:

publicidade

Professor, qual a importância de se discutir uma mudança de “Era cultural”? Como o senhor caracteriza a mudança em curso?

Toda Era tem o seu colorido próprio. Reconhecê-lo é fundamental para inferir que costumes, práticas e tecnologias vão estourar e quais não irão. O momento atual é caracterizado por um novo idealismo pragmático. As mensagens de união estão em todas as partes desde 2020: na ideia de que temos (tínhamos) que nos unir para vencer o coronavírus, na de que precisamos enfrentar as ameaças da inteligência artificial, no antropoceno. E mais. Isso significa que tendências que até há pouco não eram bem aceitas passam a sê-lo. E vice e versa.

publicidade

Como a tecnologia deve ser afetada por esta mudança?

O momento é extremamente propício a psicotecnologias, que é o conjunto de dispositivos voltados ao crescimento pessoal: apps de meditação e ioga, assistentes virtuais generativos ‘guruficados’, sistemas de treinamento para o reposicionamento profissional de quem está com medo da inteligência artificial e tecnologias para a longevidade.

publicidade

Noto que o senhor não mencionou o ChatGPT. Isto é proposital?

Sim, o ChatGPT já está em declínio, tanto em termos de usuários, quanto em termos institucionais, dado que os reguladores ao redor do mundo estão fechando o cerco sobre as suas práticas. Ao contrário do que dizem por aí, ele não servirá de caminho à inteligência artificial geral. Dito isto, ele certamente entrará para a história como o sistema que abriu a caixa de pandora da IA – só não assume que é o ponto de chegada; a corrida está apenas começando.

publicidade
inteligência artificial
Imagem: biancoblue/Freepik

Essa é apenas uma prévia da participação de Álvaro Machado Dias no palco do DigiTalks, principal evento do mercado digital brasileiro, nesta quarta-feira (23), às 10h00. As principais novidades você encontra aqui no Olhar Digital! Fique ligado.

ChatGPT registra primeira queda desde seu lançamento 

Como informamos aqui no Olhar Digital, o ChatGPT, popular chatbot de inteligência artificial (IA) lançado em novembro de 2022 pela OpenAI, registrou sua primeira queda em tráfego de site no mês de junho, conforme análise da empresa Similarweb. 

Segundo dados do levantamento, o tráfego mundial de computadores e dispositivos móveis conectados ao site ChatGPT diminuiu 9,7% em junho com relação a maio, enquanto os visitantes únicos apenas do portal caíram 5,7%. A quantidade de tempo que os visitantes passaram no site também caiu, diminuindo em 8,5%. 

Clique aqui e leia mais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!