Já imaginou receber sua marmita de um robô que empina as rodas e fala? Isso já é real nos EUA

O robô autônomo da L4 está presente em metade dos estados dos EUA e virou mascote de estudantes universitários
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 25/08/2023 16h32
starship-technologies-robo
(Foto: Starship Technologies/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já estamos acostumados: ao pedir uma refeição diretamente em um restaurante ou aplicativo de mensagens, um motoboy ou ciclista tocará a campainha para entregá-la. Mas já imaginou se o entregador fosse um robô autônomo que, além de usar uma voz diferentona toda vez que te encontrasse, ainda dirigisse empinando as rodas? Esse serviço já é realidade em campi universitários dos Estados Unidos.

Leia mais:

Robô autônomo entregador

  • O robô entregador, chamado de L4, na verdade, é o dispositivo autônomo da empresa Starship Technologies, que foca na autonomia como resposta para alguns dos desafios do dia a dia.
  • Recentemente, a companhia expandiu a lista de universidades estadunidenses que recebem os serviços dos entregadores. Isso acontece, por exemplo, nas universidades Wichita State, Boise State e The University of New Orleans.
  • Agora, segundo o site Electrek, são 2 mil robôs operando para servir mais de 1,1 milhão de estudantes de 50 locais do país. Ainda, eles já estão presentes em metade dos estados dos EUA.
  • Até agora, eles já completaram mais de 5 milhões de entregas de refeições, pacotes pequenos e mantimentos em trinta locais do mundo.
https://www.instagram.com/reel/CwS7PzZK3HF/?utm_source=ig_web_copy_link

Robô personalizável

Além de ser uma visão peculiar e divertida ver um robô circulando com uma encomenda com por um campus universitário, os modelos L4 ainda têm recursos personalizáveis. Por exemplo, será possível receber sua entrega de um dispositivo que usa uma voz “de positividade” (trata-se do modo Sunshine), “legal e casual” (esse é o Asher) ou ainda com um sotaque britânico “como o de um mordomo” (esse é o Harry).

Para quem não quer ter um diálogo com o robô, também é possível indicar ao bot que toque uma música de uma lista pré-selecionada, indicada na hora de fazer o pedido no aplicativo de entrega de comida da Startship.

Mascote

  • O L4 da Starship Technologies fez tanto sucesso nos locais pelo qual passou que virou mascote de alguns campi.
  • Segundo Chris Neider, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da empresa, eles se provaram “imensamente populares” e a intenção é continuar ampliando o alcance da ação.
  • Futuramente, a companhia planeja criar planos de alimentação para estudantes continuarem pedindo no app da Starship.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.