ChatGPT e Bard: veja 8 dicas fora do óbvio para usar os modelos de IA

Que o ChatGPT e Google Bard são ferramentas de IA que podem criar diálogos nós já sabemos. Então, veja 8 dicas para fugir do óbvio.
Por Matheus Chaves, editado por Bruno Ignacio de Lima 26/08/2023 07h20, atualizada em 08/09/2023 08h20
ChatGPT, da OpenAI, versus, Bard, do Google
Imagem: JRdes/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Chatbot como o ChatGPT e Bard tem sido ferramentas que vêm fazendo muito sucesso entre as pessoas no mundo inteiro. Escrever legendas e textos para o Instagram e TikTok, elaborar conteúdos para e-mails, cartas de apresentação e fazer resumos são algumas das funções que eles conseguem fazer. Mas há outras maneiras que você pode utilizá-los. O Olhar Digital preparou uma lista com 8 dicas. Confira!

Leia também:

1 – Aprenda sobre código com o Bard

Com o Bard, é possível conseguir ajuda em tarefas de codificação. O usuário tem a possibilidade de obter explicação de trechos de código. Isso é algo que pode ser útil para quem está aprendendo programação ou simplesmente necessita de suportes para compreender o que um bloco de código pode gerar.

2 – Escreva código com o ChatGPT

Para quem está iniciando na área de desenvolvimento, o ChatGPT pode programar códigos e ainda auxiliar detectando erros. A pessoa que já for experiente também pode utilizar o recurso, mas é necessário supervisionar, pois se o projeto for muito complexo, podem haver erros.

3 – Por meio do Bard, melhore a sua escrita

Você sabia que dá para aprimorar a sua escrita com o Bard? A inteligência artificial contribui fornecendo insights e sugestões para que o seu texto fique com mais qualidade. Essa função também pode ser útil para aprender outro idioma.

4 – Aprenda inglês com o ChatGPT

Com alguns comandos você pode praticar inglês na ferramenta. Por exemplo, é possível pedir exemplos de frases para que o chatbot lhe ajude a praticar idioma. E logo em seguida tem como treinar a conversação escrita, fazendo perguntas para o ChatGPT e recebendo respostas em inglês. Além de outras técnicas que são realizáveis, como pedir exercícios e feedback para corrigir erros.

5 – Planeje a sua viagem com o Bard

As suas tão sonhadas férias estão chegando e você precisa planejá-la? Que tal contar com a ajuda do Bard? É possível fazer isso pedindo informações em relação a um destino que deseja ir. Assim, ele vai criar um roteiro com atividades e atrações para você curtir.

6 – Solucionar problemas com o ChatGPT

A Inteligência Artificial (IA) é capaz de fornecer instruções com passo a passo para solucionar problemas em software, hardware, outros equipamentos e até em um carro. O ChatGPT também consegue identificar prováveis causas de problemas técnico. A partir disso, ele tem potencial para dar sugestões de soluções.

7 – Usar o Bard e criar personagens para histórias

Você é um desenvolvedor de jogos, escritor ou trabalha com algo que precisa de muita criatividade? O Bard pode ser seu amigo nesse momento e te ajudar. Basta perguntar sobre histórias de vida, motivação e a personalidade da figura que deverá ser criada.

8 – Deu matche? Use o ChatGPT para responder

Você já pensou que um dia iria utilizar uma ferramenta de inteligência artificial para responder a algum matche em um aplicativo de namoro? Bom, se for o seu desejo, esse momento chegou.

É possível pedir recomendações de respostas para mensagens recebidas em alguma plataforma de relacionamento. Porém, tome cuidado. Algumas respostas podem não respeitar bem o “bom senso”. Então, se for utilizar essa função, verifique a mensagem antes de mandar e veja se vale a pena.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.