Faustão passa por transplante de coração em São Paulo

Segundo o boletim divulgado pelo Hospital Abert Einstein, a operação foi um sucesso, e Faustão será monitorado nas próximas horas
Flavia Correia27/08/2023 17h23
fausto-silva
O apresentador Fausto Silva foi submetido a um transplante de coração neste domingo (27). Crédito: Reprodução BAND
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Neste domingo (27), o hospital Albert Einstein, em São Paulo, recebeu um coração para transplante compatível com o do apresentador Fausto Silva, de 73 anos. Com isso, o comunicador foi operado.

Em boletim médico, a instituição informou ter sido acionada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo nesta madrugada, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.

Fausto Silva durante pronunciamento feito há alguns dias em suas redes sociais sobre sua internação para tratamento cardíaco. Crédito: Redes Sociais / Fausto Silva

Com cerca de 2h30min de duração, a cirurgia aconteceu no início da tarde e foi conduzida pela equipe dos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares do Einstein.

O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição

Comunicado da equipe médica de Fausto Silva

Faustão estava na UTI desde 5 de agosto

Faustão estava internado na Unidade de Terapia Intensiva desde o dia 5 de agosto, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise. Em consequência de suas condições clínicas, entrou no grupo prioritário da fila do transplante para receber um novo coração. 

Logo após a internação do apresentador, a equipe médica divulgou uma nota sobre seu quadro. “O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, dizia a nota.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.