Seu iPhone desliga aleatoriamente, mesmo quando está com a bateria carregada? Bem, existem alguns motivos para que isso ocorra, desde altas temperaturas de operação, bugs de software, falhas em aplicativos, ou mesmo danos causados pela umidade.

Um iPhone também pode ficar desligando sozinho por conta do envelhecimento químico da bateria, ou de uma bateria defeituosa. Como todos esses problemas variam em gravidade, antes de pagar por uma assistência técnica, tente alguns desses truques para tentar ligar o iPhone novamente.

publicidade

Leia também:

O que fazer quando o iPhone desliga sozinho?

iPhone via Daniel Romero/Unsplash
iPhone via Daniel Romero/Unsplash

Se você estava usando o iPhone normalmente, notou que havia bateria suficiente para ele funcionar, mas mesmo assim ele desligou e se recusa a ligar novamente, a primeira coisa a tentar é forçar a reinicialização do smartphone.

publicidade

Para fazer isso no iPhone 8, X ou modelo posterior, pressione o botão volume para cima, pressione o volume para baixo e, em seguida, pressione e segure o botão Liga/Desliga – o símbolo da maçã deve aparecer na tela, um sinal de que o telefone está ligado. Observe que, se você mantiver um dos botões de volume pressionado por muito tempo ou não mantiver o botão Liga/Desliga pressionado por tempo suficiente, esse truque poderá não funcionar.

Coloque o iPhone para carregar ou deixe-o esfriar

Se a reinicialização forçada não for capaz de ligar seu iPhone, conecte-o na tomada por 15 a 30 minutos. Isso deve fazer com que a bateria chegue a um ponto suficientemente bom para que você tente ligar o iPhone normalmente – ou tente forçar a reinicialização novamente. 

publicidade
iPhone carregando via Andreas Haslinger/Unsplash
iPhone carregando via Andreas Haslinger/Unsplash

Entretanto, se você perceber que o celular está muito quente, antes de tentar qualquer coisa, deixe-o de lado para esfriar por um tempo. As temperaturas de operação do iPhone podem aumentar significativamente por uma série de motivos – além da temperatura ambiente e exposição direta ao sol – contribuindo para que o aparelho superaqueça e desligue sozinho. 

Outros fatores que podem elevar a temperatura do sistema são o uso em excesso – por muitas horas seguidas ou com muitos aplicativos em uso ao mesmo tempo, conexão de sinal fraca e uso exagerado de dados.

publicidade

Verifique a saúde da bateria

A maioria dos usuários do iPhone está ciente da reputação das baterias da Apple e, como a bateria pode ter um impacto muito grande no uso diário, uma boa medida a ser tomada é verificar a integridade da bateria do seu celular.

Para isso, toque em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Se você vir algo diferente de “Capacidade de Desempenho Máximo”, pode ser um sinal de que sua bateria está com problemas. Essa seção de configurações também informará se a bateria está em um ponto em que precisa ser substituída e, nesse caso, é hora de entrar em contato com o suporte da Apple.

iPhone: como checar a saúde da bateria
iPhone: como checar a saúde da bateria

Atualize seu iPhone

Em alguns casos raros, o problema que faz com que o dispositivo desligue sozinho está no iOS. Para evitar isso, verifique se você está executando a versão mais recente do iOS, toque em Ajustes > Geral > Atualização de software, caso contrário, faça o download e instale a versão atualizada do iOS.

iPhone: atualização iOS
iPhone: atualização iOS

Caso seu telefone não aguente ficar ligado por um período longo o suficiente para que você possa atualizar o software, lembre-se de que é possível usar o iTunes para isso. Basta conectar o dispositivo ao computador usando um cabo USB, quando o dispositivo for detectado pelo iTunes, clique nele e, em seguida, vá para as configurações e verifique se há atualizações:

Atualização iOS pelo iTunes
Atualização iOS pelo iTunes

Como último recurso antes de entrar em contato com uma Apple Store, a redefinição de todas as configurações do iPhone também deve corrigir problemas relacionados ao software. Em outros casos, como de danos causados pela água ou de firmware, procure uma assistência técnica para inspecionar no dispositivo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!