Aplicativo do Google usa IA e permite interagir com anotações; entenda

NotebookLM é uma ferramenta do Google alimentada por IA que pode ajudar o usuário a organizar e interagir com suas próprias anotações
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 28/08/2023 15h04
Letreiro do Google em fachada de prédio da empresa
(Imagem: Linda Parton/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A inteligência artificial generativa pode permitir que o usuário interaja e crie coisas novas a partir dos dados que ele já tem em seus sistemas. A versão do Google desse recurso é chamada de NotebookLM. A ferramenta de pesquisa alimentada por IA se destina a ajudá-lo a organizar e interagir com suas próprias anotações.

Leia mais

Originalmente, o Google anunciou o recurso no início deste ano com o nome de Project Tailwind, mas rapidamente mudou de ideia. No momento, NotebookLM é apenas um protótipo, mas uma equipe dentro da empresa tem tentado descobrir como seria um notebook de IA usando a ferramenta.

A expectativa, no entanto, é que ele seja lançado oficialmente como um recurso do Google Docs ou uma ferramenta dentro do Drive. As informações são de reportagem da The Verge.

NotebookLM sugere perguntas e, em seguida, tenta citar as fontes usadas pelo usuário (Imagem/Google)

Usando o NotebookLM

  • O primeiro passo para usar o NotebookLM é criar um novo projeto.
  • Após, é preciso escolher fontes.
  • No momento, a ferramenta só aceita e importa o Google Docs, mas em sua forma final pode receber muitos outros tipos de informações.
  • Cada projeto pode ter até cinco fontes, e cada fonte pode ter até 10 mil palavras.
  • À medida que você importa cada fonte, o NotebookLM gera o que chama de “Guia de Fontes”, com um parágrafo resumindo o documento e, em seguida, uma lista de tópicos-chave e perguntas sugeridas a serem feitas.
  • É claro que o usuário pode escolher fazer qualquer outra pergunta que quiser.
  • O NotebookLM também pode gerar resumos ou esboços de documentos para facilitar um pouco a leitura de sua pesquisa.
  • Junto com cada resposta, o NotebookLM fornece citações.
  • “O guia de fontes e as citações são os dois principais recursos que mais são usados. Também estamos vendo uma mudança de comportamento, onde mais e mais pessoas ficam tipo, ‘Ah, eu tenho que ler algo, então eu coloco no NotebookLM para que eu possa gerar o guia de fontes”, explica Raiza Martin, gerente de produto responsável pela ferramenta.
  • A ideia do Google neste momento é entender como os usuários interagem com o novo recurso.
  • Além de melhorar o modelo e trabalhar nas interações, outro grande projeto da empresa para o NotebookLM é torná-lo um aplicativo melhor para fazer anotações.
  • O recurso ainda está na fase de protótipo, mas deve evoluir bastante nos próximos meses.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.