A inteligência artificial generativa pode permitir que o usuário interaja e crie coisas novas a partir dos dados que ele já tem em seus sistemas. A versão do Google desse recurso é chamada de NotebookLM. A ferramenta de pesquisa alimentada por IA se destina a ajudá-lo a organizar e interagir com suas próprias anotações.
Leia mais
- Google quer oferecer conselhos para a sua vida pessoal usando IA; entenda
- IA do Google consegue ‘ler mente’ e adivinhar a música que você ouviu
- Para chefe do Google, IA pode salvar ou exterminar a humanidade
Originalmente, o Google anunciou o recurso no início deste ano com o nome de Project Tailwind, mas rapidamente mudou de ideia. No momento, NotebookLM é apenas um protótipo, mas uma equipe dentro da empresa tem tentado descobrir como seria um notebook de IA usando a ferramenta.
A expectativa, no entanto, é que ele seja lançado oficialmente como um recurso do Google Docs ou uma ferramenta dentro do Drive. As informações são de reportagem da The Verge.

Usando o NotebookLM
- O primeiro passo para usar o NotebookLM é criar um novo projeto.
- Após, é preciso escolher fontes.
- No momento, a ferramenta só aceita e importa o Google Docs, mas em sua forma final pode receber muitos outros tipos de informações.
- Cada projeto pode ter até cinco fontes, e cada fonte pode ter até 10 mil palavras.
- À medida que você importa cada fonte, o NotebookLM gera o que chama de “Guia de Fontes”, com um parágrafo resumindo o documento e, em seguida, uma lista de tópicos-chave e perguntas sugeridas a serem feitas.
- É claro que o usuário pode escolher fazer qualquer outra pergunta que quiser.
- O NotebookLM também pode gerar resumos ou esboços de documentos para facilitar um pouco a leitura de sua pesquisa.
- Junto com cada resposta, o NotebookLM fornece citações.
- “O guia de fontes e as citações são os dois principais recursos que mais são usados. Também estamos vendo uma mudança de comportamento, onde mais e mais pessoas ficam tipo, ‘Ah, eu tenho que ler algo, então eu coloco no NotebookLM para que eu possa gerar o guia de fontes”, explica Raiza Martin, gerente de produto responsável pela ferramenta.
- A ideia do Google neste momento é entender como os usuários interagem com o novo recurso.
- Além de melhorar o modelo e trabalhar nas interações, outro grande projeto da empresa para o NotebookLM é torná-lo um aplicativo melhor para fazer anotações.
- O recurso ainda está na fase de protótipo, mas deve evoluir bastante nos próximos meses.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!