Prós
  • Desempenho excelente
  • Heatsink encaixa no PS5 sem gambiarra
  • Garantia elevada para TBW
Contras
  • É caro, como todo SSD PCIe Gen 4

Com a chegada do PS5 e do Xbox Series X, ou mesmo o S, o jogador finalmente encontrou uma forma menos trabalhosa de aumentar o armazenamento da memória do console. Recebemos o SSD SN850X da Western Digital e resolvemos testar o disco de estado sólido justamente em um destes dois, que no caso é o da Sony por ser o único com formato M.2 disponível.

publicidade

Leia também

Este SSD tem 1 TB de espaço interno, já utiliza interface PCIe Gen 4 e promete leitura chegando aos 7.300 Mbps quando ela acontece de forma sequencial. Será que ele é tão rápido quanto o armazenamento em estado sólido do PS5? Tem queda no desempenho? Eu te explico este e outros pontos no teste que fiz durante algumas semanas, com todos os games rodando dele.

publicidade

Design

Essa é a parte menos empolgante do review, então prometo ser breve. O SSD WD Black SN850X tem o visual esperado para este tipo de memória, mas recebemos ele já com a proteção opcional contra calor, dando a ele maior facilidade na hora de se livrar da temperatura elevada que pode chegar em uso pesado.

WD Black SN850X (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
WD Black SN850X (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Os componentes na versão de 1 TB ficam todos de um só lado, ele utiliza NAND de 112 camadas e o SSD inteiro tem o formato 2280 em M.2 NVMe. O heatsink vai cobrir tudo isso e deixar o visual mais liso e eu gosto dessa cara minimalista.

publicidade

Ah, como a Western Digital comprou a SanDisk não faz muito tempo, o controlador deste SSD recebe o logo dela por cima do componente.

Desempenho e jogos

Antes de falar direto do que consegui com o PS5, é bom dar números. O SN850X de 1 TB utiliza DRAM em DDR4, tem velocidade de leitura sequencial em 7.300 Mbps e escrita em 6.300 Mbps, com garantia de 600 TB em TBW.

publicidade

Primeiro coloquei o SSD em um computador e o Crystal Disk Mark me deu números muito próximos ao prometido pela WD. Na leitura sequencial com arquivos de 8 GB consegui 7.295 MBps e escrita bateu nos 6.293 MBps.

WD Black SN850X (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
WD Black SN850X (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Na leitura e escrita randômicas, o software responsável pelos números apontou 759 MBps na primeira e 621 MBps na segunda. Excelentes números, superiores aos concorrentes diretos como o Seagate FireCuda 530.

Ok, eu prometi um teste no PS5 e vamos para ele. O SN850X de 1 TB veio em edição focada para o console e isso significa que o heatsink tem exatamente o espaço necessário para ficar dentro do slot bem apertado.

Na primeira vez que eu liguei o PS5, o console pediu para que o SSD fosse formatado e na verdade a solução foi uma ordem. A opção era seguir na formatação ou desligar tudo. Passada essa parte, o video game diz qual é a velocidade em um teste interno e ela, no meu caso, ficou quase idêntica ao Crystal Disk Mark no PC.

O próprio sistema operacional do PS5 permite mover jogos antigos ou instalar os novos diretamente no novo SSD. Coloquei alguns lá, com destaque para Spider-Man: Miles Morales que é exclusivo do console da Sony e é conhecido por carregar o mapa inteiro em poucos segundos.

Movendo jogos para o SSD no PS5 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
Movendo jogos para o SSD no PS5 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

No meu teste eu precisei de quatro segundos para sair da tela inicial e chegar na cidade de Nova York, com Morales já pronto para o jogo no SSD interno do PS5 e exatamente o mesmo tempo no WD SN850X. Já Fortnite não tem a mesma otimização e isso fica claro nos segundos extras de carregamento da fase.

No SSD interno do PS5 eu esperei 9 segundos, enquanto no SSD SN850X o tempo foi de 10 segundos. Parece ser um atraso de quase 10%, mas você tem dificuldade para mensurar este segundo extra até se tiver os dois PS5 rodando lado a lado. O que eu posso dizer é: não encontrei motivo para não mover os games para a memória externa do console.

Interface para SSD no PS5 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
Interface para SSD no PS5 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

O desempenho foi tão próximo ou igual, que até o sistema operacional mostrando todos os jogos na tela inicial sem separar quem está no SSD interno e qual foi para o externo, ajuda nessa sensação de “está tudo lá, no mesmo lugar”.

Até mover jogos para o SSD SN850X da Western Digital não foi algo doloroso. Levei dois minutos para enviar para ele mais de 180 GB, sendo nesse pacote três games e com o espaçoso Call of Duty no meio.

SSD WD Black SN850X 1TB: Vale a pena?

Sim, muito. Vale cada centavo para quem não quer ficar apagando um jogo do SSD interno quando ele estiver lotado e isso acontece com certa facilidade viu. Colocar o disco sólido extra não derruba a performance, ao menos no caso do WD Black SN850X com velocidade de leitura sequencial superior ao que a Sony soldou na placa do PS5.

WD Black SN850X (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
WD Black SN850X (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

A interface do console também ajuda a dar a sensação de que não importa em qual SSD está, o jogo aparece como em um só local e você só roda ele. Mover também está longe de ser um problema, levando poucos segundos até para títulos grandes.

Sim, SSD PCIe Gen 4 não é barato, mas você não vai se arrepender se puder comprar o WD Black SN850X. A dica que dou é: compre com o dissipador, ele encaixa certo no espaço apertado do PS5 e ainda vai dificultar ver seu disco de estado sólido queimando por ele ultrapassar facilmente os 65 graus durante um jogo.

Nossa avaliação
Nota Final
9.6
  • Desempenho
    10.0
  • Conectividade
    10.0
  • Design
    9.0

Aviso: este artigo contém um ou mais links no preço do produto, que foram gerados a partir de um programa de afiliados. O valor não muda para você e o Olhar Digital poderá receber uma comissão. Nenhuma empresa participou da escolha para os links e não existiu aprovação prévia deste conteúdo, que segue independente como sempre foi.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!