Uma unidade clássica do Rolls-Royce Phantom II lançado em 1929 foi convertida em carro elétrico pelo pessoal da Electrogenic, uma empresa britânica especialista em transformar carros antigos em EVs.

Como é o Rolls-Royce Phantom II elétrico

  • O modelo imponente foi feito sob encomenda para um colecionador fã de veículos sustentáveis e conta com bateria de 93 quilowatts-hora.
  • Parte das células ficam alojadas na frente, onde ficava o motor original a combustão, sob uma nova cobertura de alumínio feita à mão. O restante fica no chassi.
  • Segunda a empresa, o Phantom II elétrico pode rodar até 240 km por carga.
  • Quando o assunto é desempenho, o motor elétrico instalado entre os trilhos do chassi gera 150 quilowatts (ou 201 cavalos) e 31,6 kgfm de torque.
A empresa calibrou o novo sistema de freios para funcionar com regeneração, recuperando energia para a bateria nas frenagens. Imagem: Reprodução/Finn Beales/Electrogenic

Leia mais:

publicidade

Desafios no caminho

Vários desafios foram encontrados durante o processo de conversão, diz a Electrogenic. Um deles foi preservar um sistema de lubrificação original do chassi para manter a direção suave do carro. O sistema de frenagem também foi totalmente redesenhado, já que foi feito há quase 100 anos e não ia suportar a potência do novo trem de força elétrico.

O Rolls-Royce modernizado possui três modos de condução: “Drive”, “Eco”, focado em autonomia e “Sport”, que libera todo o desempenho do carro. Imagem: Reprodução/Finn Beales/Electrogenic

Por dentro, o medidor de combustível, que originalmente era um visor vertical, agora é um medidor de LED que mostra o nível de carga da bateria. O antigo amperímetro, por sua vez, virou um medidor de energia que mostra a taxa de consumo em tempo real.

publicidade

A cabine também possui um sistema de áudio de última geração com subwoofer integrado e conectividade Bluetooth. O projeto foi concluído em 18 meses e será exibido pela primeira vez ao público no evento Salon Privé Concours d’Elegance 2023 no Reino Unido.

Como era o modelo original

  • Quando chegou ao mercado pela primeira vez em 1920, o Phantom II era um dos carros mais luxuosos do mundo.
  • O veículo era movido por um enorme motor de seis cilindros em linha de 7,7 litros que gerava módicos 50 cavalos.
  • A potência era enviada às rodas traseiras por meio de uma transmissão manual de quatro velocidades. As informações são do Insideevs.
Imagem: Reprodução/Finn Beales/Electrogenic

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!