Os EUA estão sempre criando maneiras para reforçar o seu poderoso arsenal militar. Além de aeronaves satélites e navios, o exército americano também investe pesado em drones inteligentes. Um deles é o V-BAT, um modelo autônomo criado pela empresa Shield AI.

A aeronave pode voar em grupos e funciona controlada pela inteligência artificial Hivemind, um sistema avançado desenvolvido para pilotar aeronaves, drones, navios e mais.

publicidade

Leia mais:

Primeiros testes com o drone controlado por IA

  • Esta semana, foram anunciados os resultados dos primeiros testes práticos com o Hivermind.
  • A IA conseguiu controlar e coordenar de forma autônoma três drones V-BAT ao mesmo tempo, disse a Shield AI.
  • Uma das demonstrações simulou um cenário de incêndio florestal. Os drones foram encarregados de monitorar a situação sozinhos.
  • Apesar de não ter relação com uma operação militar, o bom resultada marca mais um passo importante para a evolução do V-BAT.
Imagem: Divulgação/Shield AI

Como é o V-BAT

  • Segundo o fabricante, o drone foi projetado para funcionar sem necessidade de controle humano, dispensando a necessidade de uma estação terrestre ou controlador, por exemplo. 
  • O V-BAT não é um drone típico em termos de design. Ele possui 2,7 metros de comprimento, pode permanecer no ar por até 10 horas, atingir altitudes até 6.000 metros de altitude e pairar por longos períodos.
  • Em vez de múltiplos rotores expostos, ou algum tipo de motor, a máquina possui um único rotor na parte traseira.
O V-BAT é um drone militar que voa em grupos controlado por inteligência artificial. Imagem: Divulgação/Shield AI

O rotor único do drone utiliza um design de ventilador canalizado e fornece mais impulso que outros motores equivalentes, diz a fabricante (que não divulga oficialmente os números de desempenho). 

publicidade
O corpo e as duas asas forma um corpo em formato de cruz quando a aeronave está apoiada no chão. Imagem: Divulgação/Shield AI

Vale destacar que a marinha dos EUA já testa protótipos de drones da Shield AI desde 2016. Em 2024, a empresa espera que as máquinas alcancem a capacidade de voo totalmente autônomo. Ainda não há estimativa para uso em missões oficiais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!