Entrevista: Meta e Ministério da Justiça fazem parceria para localizar crianças desaparecidas

No Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, Meta e Ministério da Justiça fecham parceria para ajudar na localização de crianças
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 31/08/2023 21h20
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fechou uma parceria com a Meta nesta quarta-feira (30), considerado o Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas. Juntos, a pasta e a empresa dona do Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads vão publicar alertas de crianças e jovens desaparecidos.

Para se ter uma ideia, só de janeiro a julho deste ano, 42.272 pessoas foram dadas como desaparecidas no Brasil. Do total, 26.296 foram encontradas neste período.

De forma resumida, a parceria prevê que autoridades brasileiras enviarão os casos à Meta. A empresa, então, vai publicar os alertas de emergências de desaparecimentos de crianças e adolescente de até 18 anos no Facebook e no Instagram. Os detalhes estão aqui.

André Fadel, especialista em tecnologia para Segurança Pública, nos contou um pouco mais sobre essa notícia tão importante.

A tecnologia é crucial para dar celeridade. Antigamente, a gente propagava isso via rádio para ser mais rápido. Mas, você não tinha imagem. Tinham aquelas fotos que vinham em caixa de leite, mas demorava mais para a divulgação. A tecnologia, neste caso, nesta integração, traz essa celeridade. É agilidade, imagem e foco no público alvo da região onde a pessoa desapareceu.

Essa e outras informações você encontra no Olhar Digital News. Acomapanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.