Apple investe na impressão 3D para fabricar seus produtos

Segundo informações da Bloomberg, o método está sendo usando na produção das estruturas metálicas do novo smartwatch da marca
Por Nayra Teles, editado por Bruno Capozzi 01/09/2023 18h35
Montagem com dois Apple Watch com telas perto uma da outra
(Imagem: Divulgação/Apple)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Futuramente, a Apple terá sua produção totalmente focada na impressão 3D. Ao menos, essa é a ideia da empresa. O novo Apple Watch Serie 9 está sendo usado como cobaia em testes com tecnologia, que cria objetos tridimensionais, camada por camada, a partir de um modelo digital.

Segundo informações da Bloomberg, o método está sendo usando na produção das estruturas metálicas do novo smartwatch da marca. Caso os resultados sejam positivos, a ideia é que o uso da impressão 3D se estenda para outros produtos.

O plano também é incorporar a tecnologia de impressão 3D à próxima versão do Apple Watch Ultra, que será revestido de titânio. No entanto, a empresa ainda não conseguiu produzir em grande escala as caixas de alumínio impressas em 3D usadas no Mac e no iPad.

Leia mais

Por que usar impressão 3D?

Em 2017, a Apple estabeleceu a meta de utilizar materiais renováveis ou recicláveis na fabricação de seus produtos. A impressão 3D evitaria a necessidade de cortar grandes placas de metal, como é feito atualmente, já que praticamente a tecnologia desenha o produto com precisão. Assim, reduz consideravelmente a quantidade de material usado e diminui o tempo de produção.

De acordo com a própria marca, 59% de todo o alumínio usado na produção já é reciclável – e a meta é continuar a implementar ações que tornem a fabricação mais ecológica.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.