Segundo um estudo recente da empresa de segurança cibernética Kaspersky, cerca de 57% dos trabalhadores já estão utilizando ferramentas de inteligência artificial (IA) para economizar tempo em tarefas rotineiras, como resumir notas de reuniões e documentos extensos.

Essa tendência de automação ameaça não apenas cargos em administração, mas também em várias outras áreas à medida que a tecnologia avança. Diante desse cenário, como será o futuro do mercado? Especialistas ouvidos pelo The Guardian comentam e dão dicas para profissionais e jovens que ainda estão para iniciar suas carreiras.

publicidade

Leia mais:

Uma pesquisa da Thomson Reuters mostrou que 67% dos profissionais acreditam que a IA terá um grande impacto em suas carreiras nos próximos cinco anos. Além disso, mais da metade dos entrevistados prevê que novas carreiras serão criadas como resultado dos avanços tecnológicos.

publicidade

O que profissionais devem saber sobre o futuro do mercado de trabalho com IA

Dr. Andrew Rogoyski, diretor de inovação e parcerias na Universidade de Surrey, acredita que não há mais “carreiras à prova do futuro”. Segundo ele, áreas como ciência, engenharia e cibersegurança ainda serão relevantes, mas é crucial que os futuros profissionais se tornem proficientes em IA. “Minha recomendação aos estudantes é serem flexíveis, imaginativos e corajosos”, diz Rogoyski.

O setor criativo, em particular, pode enfrentar um futuro incerto, com cargos como redação e design gráfico sendo potencialmente substituídos por IA. No entanto, especialistas como Sunil Manghani da Winchester School of Art e Ed D’Souza veem a IA como uma forma de tornar a indústria mais acessível, permitindo que pessoas sem formação específica entrem no setor.

publicidade

Kriti Sharma, da Thomson Reuters, destaca que o espaço de trabalho profissional está sendo radicalmente transformado pela IA. “Pessoas treinadas no uso da IA terão uma vantagem significativa sobre aquelas que não são”, afirma ela.

Owen Addison, professor de reabilitação oral no King’s College de Londres, sugere que a IA pode atuar como uma rede de segurança para diagnósticos no futuro, enquanto o lado cirúrgico da medicina ainda exigirá habilidades humanas altamente especializadas.

publicidade

À medida que a IA continua a moldar o futuro do mercado de trabalho, a necessidade de habilidades como adaptabilidade, flexibilidade e coragem só aumentará. Especialistas concordam que preparar a próxima geração de trabalhadores para esse cenário em rápido desenvolvimento nunca foi tão crucial.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!