Após adiar por anos, a Apple finalmente parece pronta para trocar a porta de carregamento Lightning pelo USB-C na família iPhone 15 e nos AirPods Pro. A novidade será oficializada na próxima terça-feira, 12 de setembro, durante o evento de lançamentos da empresa de Cupertino.

Segundo Mark Gurman, o especialista em produtos da Maçã do Bloomberg, a mudança veio graças a uma exigência da União Europeia: até o fim de 2024, todos os telefones terão que vir com porta USB-C nos países do bloco.

publicidade

Confira abaixo alguns pontos positivos e negativos da mudança.

Leia mais:

publicidade

Principais vantagens do USB-C

Entre as vantagens da mudança estão:

USB-C
Cabo USB-C. Imagem: KpertC/Shutterstock

Desvantagens

Além das vantagens, confira abaixo o que a Apple e o consumidor tem a perder com a troca da porta Lightning:

publicidade
  • A empresa irá perder receitas de licenciamento com acessórios que usam o padrão Lightning.
  • Quando outros fabricantes vendem adaptadores e periféricos com conector Lightning genuíno, eles precisam obter uma certificação paga da Apple. 
  • Essa aprovação é necessária para a venda nos canais oficiais de varejo da Apple.
  • A maior compatibilidade com o ecossistema Android pode facilitar a troca pela plataforma concorrente, diz Gurman.
  • Parte dos consumidores podem não gostar da alteração. Quando a Apple mudou para o Lightning em 2012, muitos reclamaram. 
  • Por fim, cabos, carregadores de carro e outros acessórios não funcionarão mais nos novos iPhones sem o uso de adaptadores. 

Na última década, foi criado um ecossistema enorme de acessórios Lightning que gera milhões de dólares apenas com taxas de licenciamento. Há indícios de que a Maçã pode mitigar as perdas “matando” a velocidade e o carregamento rápido em acessórios USB-C de outras marcas para incentivar a compra de cabos originais.

Apple foi contra a mudança

  • Apesar de ainda não atribuir a mudança à nova regra da UE, a Apple criticou a exigência. A empresa usou o mesmo argumento para deixar de oferecer carregadores na caixa do iPhone: o meio ambiente.
  • Segundo a empresa comandada por Tim Cook, a troca pela porta USB-C deixa bilhões de cabos obsoletos que podem acabar sendo descartados inadequadamente.
  • O chefe de marketing da Apple, Greg Joswiak, chegou a dizer que governos não deveriam influenciar no design de produtos. 

Gurman diz que a Apple chegou a cogitar a mudança para o USB-C apenas na Europa, mas acabou desistindo por problemas adicionais que seriam gerados na cadeia de suprimentos.

publicidade

E o carregador?

Por fim, mesmo que a Apple inclua um cabo USB-C na caixa dos novos iPhones, é improvável que a empresa volte a oferecer um carregador como parte do pacote. A Apple parou de incluir o adaptador de tomada com novos aparelhos desde 2020, época em que o iPhone 12 chegou ao mercado.

Isso significa que qualquer pessoa que use um carregador mais antigo vendido com um iPhone 11, por exemplo, terá que comprar um acessório novo com porta USB-C (ou comprar um cabo que converta o USB tradicional em USB-C).

Como acompanhar o evento da Apple

  • A Apple transmitirá o evento de lançamento do iPhone 15 tanto no site oficial quanto no canal do YouTube.
  • A partir das 14h (horário de Brasília) do dia 12 de setembro, próxima terça, será realizada uma conferência na sede da Apple em Cupertino, na Califórnia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!