Nissan transforma bateria usada de carro elétrico em fonte de energia portátil

O "power bank" da Nissan pesa 14 kg usa dois módulos de bateria recuperados do EV Nissan Leaf
Gabriel Sérvio05/09/2023 16h46
Nissan transforma bateria usada de carro elétrico em fonte de energia portátil
Imagem: Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nissan criou uma fonte de energia portátil que reaproveita módulos de bateria antigos usados no hatch elétrico Leaf. O produto oferece uma nova vida para baterias que antes seriam descartadas, destaca a empresa.

  • Funcionários da Nissan testam baterias de Leafs antigos e reutilizam aquelas que ainda podem reter carga.
  • Segundo informações divulgadas pela Nissan em 2019, as baterias do Leaf podem durar até 22 anos e podem ser reaproveitadas em outros tipos de produtos.
  • A reutilização para outros fins faz parte dos esforços de sustentabilidade da empresa.
  • O gerador portátil da Nissan/Kenwood pesa cerca de 14 kg e possui dois módulos integrados de bateria de um Leaf de primeira geração. Cada veículo possui 48 módulos.
  • A unidade possui duas tomadas convencionas, duas portas USB-A, duas USB-C, uma tomada de 12V e entrada para alimentação por energia solar.

Leia mais:

O projeto é fruto de uma colaboração da marca japonesa com duas empresas: a JVCKenwood e a 4R Energy. O primeiro protótipo foi lançado em 2022 e já se tornou um produto produzido em larga escala no Japão, segundo o APNews.

Nissan transforma bateria usada de carro elétrico em fonte de energia portátil
As baterias do Nissan Leaf estão ganhando vida nova como fontes de energia portáteis que podem ser usadas para carregar dispositivos ou fornecer energia em casos de emergência. Imagem: Reprodução/AP Photo/Yuri Kageyama

Capacidade

A capacidade total do gadget não é divulgada oficialmente. Cada módulo novo do Leaf de primeira geração possui 64 Ah de capacidade. Em tese, a fonte de energia teria algo em torno de 128 Ah.

Mas, como estamos falando de baterias usadas, a capacidade será ligeiramente inferior. Segundo os cálculos do pessoal do Insideevs, um aparelho que consome 1 kW de energia a 110 V, por exemplo, poderá ficar ligado por cerca de 14 horas sem problema em plena capacidade de carga.

Preço

  • A fonte de energia portátil da Nissan custa 170.500 ienes no Japão, quase R$ 5.830 na cotação atual
  • Por enquanto, a empresa não planeja lançar o produto em outros mercados.

Será que vai virar tendência no futuro? De qualquer forma, é interessante ver como as baterias dos veículos podem durar tanto tempo, nem que seja na forma de outros dispositivos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.