A China experimenta um boom no segmento de microcarros elétricos nos últimos anos. Um dos nomes mais populares da categoria é o Mini EV, fruto de uma parceria da GM com a montadora chinesa Wuling. Para ter uma ideia, o “carrinho” foi o elétrico mais vendido da China em 2021 e superou a marca de 554 mil unidades vendidas em 2022.
A resposta da conterrânea Chery veio rápido. Ainda em 2021, a empresa lançou o QQ (ou QQ Ice Cream). O modelo chegou com a mesma proposta de EV compacto e barato e foi bem recebido, vendendo mais de 97 mil exemplares na China no ano passado.
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Chery QQ
Para 2024, o carro passou por um facelit discreto e ficou mais barato para manter a disputa com o rival. O Chery QQ 2024 ganhou novos para-choques e o painel entre os faróis e lanternas também ficaram pretos, uma mudança inspirada no Mini EV.
- O veículo possui tração traseira e terá as mesmas versões de motores em 2024: a de entrada possui 27 cavalos e a mais “potente” 41 cavalos.
- As opções de bateria partem de 9,4 ou 13,9 kWh na configuração de entrada. A segunda conta com bateria maior de 17,4 kWh.
- A velocidade máxima é a mesma em todas as versões: 100 km/h.
- A autonomia estimada na configuração com mais bateria é de 205 km.
No interior, o “carrinho” ganhou incrementos no acabamento, mas continua com apenas uma tela atrás do volante que combina central multimídia e painel de instrumentos para cortar custos.
Preço
O grande atrativo dos microcarros elétricos é mesmo o preço. A Chery optou por ser mais agressiva aqui, baixando o valor sugerido do QQ 2024 para 29.900 yuans, pouco menos de R$ 20 mil na cotação atual.
O plano da marca é atrair consumidores que procuram uma alternativa mais barata ao Mini EV, que custa a partir de 32.800 yuans na China, pouco menos de R$ 22 mil.
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