WhatsApp: recurso que nem chegou ao Brasil já foi atualizado; confira

Canais do WhatsApp ganham filtros para facilitar busca; recurso está disponível em 9 países e não tem previsão para chegar ao Brasil
Daniel Junqueira05/09/2023 16h30
Pessoa com celular na mão para acessar WhatsApp Web no notebook
(Imagem: Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um recurso que ainda nem foi lançado pelo WhatsApp no Brasil está para receber novidades: os canais do mensageiro vão permitir buscas com uso de filtros avançados, ajudando usuários a encontrarem o conteúdo desejado com mais facilidade.

Os canais do WhatsApp, que ainda não estão disponíveis no Brasil, funcionam de maneira parecida com os recursos de mesmo nome do Telegram e Instagram: os administradores são os únicos capazes de enviar mensagens, e os participantes em geral só conseguem ler e reagir.

Leia mais:

Filtros ajudam na busca por canais de interesse do usuário

A novidade ajuda na busca conteúdo de interesse dentro do mensageiro. Com os novos filtros de pesquisa, é possível listar canais populares, ativos, e também específicos para o gosto do usuário, segundo o site WABetaInfo.

Canais do WhatsApp agora ganharam filtros de busca. Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Ao encontrar, por exemplo, um canal voltado para torcedores de um clube de futebol, o usuário pode começar a participar e, assim, receber informações relativas ao time em questão.

O novo recurso foi encontrado já na versão final do aplicativo, tanto no iOS quanto no Android — não é, portanto, uma funcionalidade ainda em testes. No entanto, é importante ressaltar que apenas nos países que já receberam os canais do WhatsApp a novidade está sendo liberada para usuários.

Recurso seguem sem previsão no Brasil

Desde junho, usuários de países como Colômbia, Singapura, Peru, Quênia, Ucrânia, Marrocos, Malásia, Chile e Egito já receberam acesso aos novos canais do WhatsApp. Para os brasileiros, a novidade segue sem previsão de lançamento.

Recentemente, Mark Zuckerberg prometeu liberar os canais para mais países até o fim de 2023, mas o executivo não entrou em detalhes de quando isso vai acontecer, e nem quais devem ser os próximos países a ganharem acesso ao recurso.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.