O WhatsApp lançou o novo recurso de Canais, que ajuda a transmitir comunicações para milhões de usuários de uma vez só. As mensagens enviadas, no entanto, não podem ser respondidas pelo destinatário.

Como funciona o novo recurso do WhatsApp?

  • Os Canais ficarão junto dos status em uma guia do aplicativo chamada “Atualizações”, que separam as comunicações de chats e comunidades do usuário;
  • O recurso é semelhante à ferramenta presente no Telegram e os canais de transmissão do Instagram, mas tem algumas adições como a possibilidade de reagir aos comunicados com emojis e responder enquetes;
  • A novidade estava em testes no aplicativo beta para Android na versão 2.23.10.19;
  • Anteriormente, o recurso já foi descrito como uma “Newsletter”, que serviria como um boletim informativo para personalidades, organizações e equipes esportivas e marcas.

Os Canais permitem que os usuários enviem mensagens unidirecionais aos seguidores via texto, foto, vídeo, adesivos e enquetes.

Leia mais:

A rede social também adicionou um diretório de pesquisa para que o usuário possa encontrar quais canais deseja seguir. Com isso, será possível escolher hobbies, equipes esportivas, autoridade locais e outros tópicos que deseja acompanhar.

publicidade

Privacidade dos Canais

  • O WhatsApp afirma que a privacidade é fundamental nesse recurso, por isso, as informações do administrador do canal, como número de telefone e foto de perfil não serão exibidos para os seguidores dos canais. 
  • Ao seguir um canal, também não será possível visualizar o número de telefone de outros seguidores.
  • O histórico de comunicações ficará disponível por até 30 dias para visualização dos usuários. 
  • Administradores poderão bloquear as capturas de tela e encaminhamentos.

Os Canais do WhatsApp chegam hoje na Colômbia e Singapura, e chegará a outros países, incluindo o Brasil, nos próximos meses.

Com informações de Engadget e WhatsApp.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!