Após Ernie Bot, Baidu vai lançar mais aplicativos de IA

Anúncio de novos aplicativos de IA da Baidu vem menos de uma semana depois da aprovação da ampliação do uso do chatbot Ernie Bot
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 05/09/2023 16h27
ernie-baidu
Imagem: Ascannio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A gigante chinesa Baidu recebeu aprovação para o lançamento do seu chatbot de IA, o Ernie Bot, há menos de uma semana. Poucos dias depois, já anunciou a chegada de outros aplicativos com a tecnologia. O novo programa conquistou o público chinês e ficou em primeiro lugar nos downloads no país, o que foi suficiente para a empresa revelar que planeja mais 10 ferramentas baseadas em IA, incluindo soluções de pesquisa de documentos e logística.

Leia mais:

10 novos apps de IA da Baidu

  • Segundo o site CNBC, a Baidu fez o anúncio dos 10 novos apps de IA em um evento nesta terça-feira (05).
  • Entre as novidades, há um aplicativo de processamento de texto generativo integrado à IA chamado WPS AI, criado pela Kingsoft Office. Ele foi usado para criar o modelo de linguagem em que o Ernie Bot se baseia, assim como a base para a plataforma em nuvem da Baidu, a Qianfan (que, segundo a empresa, tem mais de 10 mil clientes ativos).
  • Ainda de acordo com a gigante chinesa, mais de 6 milhões de pessoas usaram os recursos de IA dentro do produto em nuvem da companhia, que pode pesquisar documentos, criar conteúdos e resumir e traduzir textos.
  • Outro futuro recurso será uma ferramenta baseada em IA para ajudar no gerenciamento de tráfego, pesquisa financeira e logística de minas de carvão.
  • Não há data para esses novos produtos chegarem ao mercado.
ernie bot
Baidu pode competir com ChatGPT globalmente? Na China, o chatbot da OpenAI não está disponível (Imagem: shutterstock/Koshiro K)

Ernie Bot

O Ernie Bot, o chatbot de IA da Baidu, foi aprovado pelo governo chinês na última quinta-feira, 31 de agosto, e lançado no mercado do país.

A liberação vem em meio a esforços da China para ampliar o uso da tecnologia e fazer frente aos Estados Unidos. Vale lembrar que o ChatGPT não está disponível por lá.

No entanto, apesar da pressa do país para ter suas próprias tecnologias, as empresas ainda devem apresentar avaliações de segurança sobre o produto antes de lançá-los ao público em massa.

Após o lançamento, o Ernie Bot ficou em primeiro lugar nos downloads do país na App Store da China e as ações da Baidu decolaram.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.