Fundado em 2013, o Nubank é um dos pioneiros no mercado de bancos digitais no Brasil, e hoje é uma das instituições financeiras latino-americanas com maior valor de mercado. Parte disso se deve ao fato de a fintech buscar se colocar como mais que um banco, mas um promotor da educação financeira no Brasil, e um sinal disso é sua nova ferramenta, as Caixinhas do Nubank.

Resumindo as Caixinhas do Nubank:

  • É uma ferramenta de organização financeira do Nubank para guardar dinheiro.
  • O usuário consegue separar fundos em “caixinhas” com objetivos específicos.
  • É possível colocar e retirar dinheiro a qualquer momento.
  • O rendimento pode ser de mais de 100% do CDI ao longo do tempo.

De acordo com o Nubank, as Caixinhas são uma ferramenta com o objetivo de ajudar os clientes da fintech a guardarem dinheiro de uma forma organizada e personalizada para a realização de metas específicas. Podem ser criadas diferentes Caixinhas, que vão desde uma reserva para emergências, com resgate a qualquer momento, até uma viagem, por exemplo, com resgate em uma data específica.

Leia mais:

publicidade

O que são as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas são uma espécie de cofrinho eletrônico, porém, diferente dos porquinhos de porcelana, o dinheiro não fica parado ali e pode ter algum rendimento. Também é possível criar diferentes poupanças para diferentes objetivos, com depósitos de diferentes valores e em diferentes frequências para cada uma das metas pré-estabelecidas.

Caixinhas do Nubank
(Cada usuário pode criar quantas Caixinhas quiser ou precisar. Imagem: Nubank/Divulgação)

Cada usuário pode criar e excluir quantas poupanças quiser, porém, a fintech dá algumas sugestões para o usuário, são elas: “reserva de emergência”, para problemas de última hora, “reformar a casa”, para ajustes pontuais, “focar na carreira”, para cursos profissionalizantes, “meu sonho de consumo”, para compra de bens como um carro ou uma casa, e “fazer uma viagem”, para aquele passeio de férias.

Quando cria uma Caixinha do Nubank, o cliente pode separar um valor específico para cada objetivo e escolher quando deseja guardar esse dinheiro em cada uma delas. Por exemplo, assim que recebe o salário, o correntista pode enviar um valor para a Caixinha “Reserva de Emergência”, outro para “Férias” e ainda outro para “Abrir meu próprio negócio”.

O dinheiro rende na Caixinha?

Assim como o dinheiro depositado em uma conta comum do Nubank, a ferramenta tem possibilidade de rendimentos de 100% do CDI, nas Caixinhas com possibilidade de resgate imediato. Naquelas com prazo específico para retirada, em que não se pode mexer antes de uma determinada data, o rendimento é de mais de 100% do CDI ao longo do tempo.

Cada poupança poderá ter um valor estabelecido, assim que ele é atingido, o dinheiro pode ser resgatado. Neste caso, fica a critério do correntista resgatar o dinheiro e deletar aquela poupança. Usar aquele valor para começar uma outra meta do zero ou até mesmo continuar a poupar por ali mesmo para dar uma turbinada no objetivo. Se o dinheiro for mantido ali, continuará rendendo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!