A gigante chinesa Baidu recebeu aprovação para o lançamento do seu chatbot de IA, o Ernie Bot, há menos de uma semana. Poucos dias depois, já anunciou a chegada de outros aplicativos com a tecnologia. O novo programa conquistou o público chinês e ficou em primeiro lugar nos downloads no país, o que foi suficiente para a empresa revelar que planeja mais 10 ferramentas baseadas em IA, incluindo soluções de pesquisa de documentos e logística.

Leia mais:

10 novos apps de IA da Baidu

  • Segundo o site CNBC, a Baidu fez o anúncio dos 10 novos apps de IA em um evento nesta terça-feira (05).
  • Entre as novidades, há um aplicativo de processamento de texto generativo integrado à IA chamado WPS AI, criado pela Kingsoft Office. Ele foi usado para criar o modelo de linguagem em que o Ernie Bot se baseia, assim como a base para a plataforma em nuvem da Baidu, a Qianfan (que, segundo a empresa, tem mais de 10 mil clientes ativos).
  • Ainda de acordo com a gigante chinesa, mais de 6 milhões de pessoas usaram os recursos de IA dentro do produto em nuvem da companhia, que pode pesquisar documentos, criar conteúdos e resumir e traduzir textos.
  • Outro futuro recurso será uma ferramenta baseada em IA para ajudar no gerenciamento de tráfego, pesquisa financeira e logística de minas de carvão.
  • Não há data para esses novos produtos chegarem ao mercado.
ernie bot
Baidu pode competir com ChatGPT globalmente? Na China, o chatbot da OpenAI não está disponível (Imagem: shutterstock/Koshiro K)

Ernie Bot

O Ernie Bot, o chatbot de IA da Baidu, foi aprovado pelo governo chinês na última quinta-feira, 31 de agosto, e lançado no mercado do país.

A liberação vem em meio a esforços da China para ampliar o uso da tecnologia e fazer frente aos Estados Unidos. Vale lembrar que o ChatGPT não está disponível por lá.

publicidade

No entanto, apesar da pressa do país para ter suas próprias tecnologias, as empresas ainda devem apresentar avaliações de segurança sobre o produto antes de lançá-los ao público em massa.

Após o lançamento, o Ernie Bot ficou em primeiro lugar nos downloads do país na App Store da China e as ações da Baidu decolaram.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!