Quase 99% dos alimentos ultraprocessados comercializados no Brasil têm alto teor de sódio, gorduras, açúcares ou aditivos para realçar cor e sabor. É o que aponta um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).

O que descobriram os pesquisadores

  • A pesquisa avaliou quase 10 mil alimentos e bebidas das principais redes de supermercados de São Paulo e Salvador.
  • Segundo os pesquisadores, os ingredientes estão presentes quase na totalidade de biscoitos, margarinas, bolos e tortas, achocolatados, bebidas lácteas e sorvetes, além de frios e embutidos e bebidas gaseificadas como os refrigerantes.
  • Também são encontrados em refeições prontas, pizza, lasanha, pastelaria e outras bebidas açucaradas.

Segundo o relatório II Vigisan, 20% dos adultos brasileiros têm obesidade. E esse alto índice pode ser explicado justamente pela alta ingestão de alimentos ultraprocessados.

publicidade

Por serem mais acessíveis, eles são consumidos com maior frequência do que alimentos frescos, causando problemas à saúde. Os preços mais baratos e a grande publicidade sobre esses produtos também ajudam a explicar o grande consumo (clique aqui para saber mais).

E para falar mais sobre o assunto, recebemos a nutricionista Deise Doi. Ela nos explicou o que são os alimentos ultraprocessados e por que eles fazem tão mal:

publicidade

“São alimentos que passam por vários processos industriais e em cada um desses processos, são colocados aditivos químicos como corantes, conservantes, aromatizantes, adoçantes, que são considerados tóxicos.

Deise Doi

Essa e outras informações você encontra no Olhar Digital News. Confira!