20% dos adultos brasileiros têm obesidade, segundo o relatório II Vigisan. O alto índice tem um motivo por trás: os ultraprocessados. Por serem mais acessíveis, são consumidos com maior frequência do que alimentos frescos, mas isso não significa qualidade nutricional.

Leia mais:

publicidade

Causa da obesidade

Segundo Maria Laura da Costa Louzada, pesquisadora e professora do Departamento de Nutrição e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a causa da obesidade no Brasil não é o excesso de calorias, mas sim a substituição de refeições saudáveis pelos ultraprocessados.

Ao final do dia, esses alimentos saem mais barato do que os frescos e orgânicos, o que leva muita gente a consumi-los com maior frequência. Porém, não há compromisso com sua qualidade nutricional.

publicidade

Ambas (excesso de calorias e falta de qualidade) são consequências de um sistema alimentar injusto, dominado por grandes empresas que visam ao lucro e não têm nenhum compromisso com a produção de comida saudável.

Maria Laura da Costa Louzada
Obesidade infantil confira os esportes indicados para a idade do seu filho
As companhias produtoras dos alimentos ultraprocessados se aproveitam de uma publicidade agressiva para vender seus produtos (Imagem: lona Kozhevnikova/Shutterstock)

O que é o que

  • In natura: esses alimentos são obtidos de plantas ou animais sem qualquer alteração
  • Processados: neste caso, os alimentos passam por uma fabricação industrial, com adição de sal, açúcar ou outro produto que aumente sua validade ou que o deixe mais atrativo.
  • Ultraprocessados: esses alimentos são formulações industriais com diferentes etapas de processamentos. Há substâncias sintetizadas em laboratórios.

Consciência quanto aos ultraprocessados

  • As pessoas têm tomado consciência sobre a qualidade dos alimentos que consomem e sobre o problema da obesidade.
  • Porém, ela alerta que a conscientização raramente é acompanhada de estratégias individuais eficientes.
  • Segundo Costa Louzada, a solução é mudar os ambientes e as condições sociais para que as pessoas façam escolhas melhores, ou seja, a dinâmica de alimentação da sociedade como um todo.
  • Ela ressalta que a falha individual não significa falta de disciplina ou força de vontade, mas que o sistema alimentar como um todo não promove escolhes saudáveis e reforça essas condições de desiguldade que levam às compras.
  • Isso acontece tanto pelos preços mais baratos de alimentos ultraprocessados quanto pela publicidade que anuncia esses produtos.

Com informações de Jornal da USP

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!