A discussão sobre quem foi o inventor do primeiro carro do mundo é um pouco polêmica. Entre os diversos nomes que costumam levar os créditos, está o alemão Karl Benz — cujo nome também deu origem a um das gigantes do meio automotivo: a Mercedes-Benz.

Saiba mais sobre como era e quando surgiu o primeiro carro abaixo.

Primeiro carro do mundo 

  • Patenteado em 29 de janeiro de 1886, o primeiro veículo mais parecido com um carro moderno a combustão foi criado pela Mercedes-Benz: o Benz Patent Motorwagen (algo como carro motorizado patenteado Benz em tradução livre).
  • Atualmente, o primeiro carro da Mercedes fica no museu da marca em Stuttgart, na Alemanha.
  • Na época, o veículo ganhou o apelido de “carruagem sem cavalos”.
  • Quando falamos de automóveis modernos, o carro da Mercedes também sai na frente por vir com o primeiro motor de combustão interna a gasolina.
  • Embora o Benz original fosse um veículo de três rodas, o veículo logo ganhou melhorias e em 1891 virou um carro de quatro rodas (Via: Carsguide).
Réplica do Benz Patent Motorwagen, reconhecido como o primeiro carro do mundo.
Réplica do Benz Patent Motorwagen, reconhecido como o primeiro carro do mundo. Imagem: Alexander Migl, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76782943

Leia mais:

Menção honrosa

Antes do primeiro Mercedes-Benz, o francês Nicolas-Joseph Cugnot construiu um veículo rodoviário automotor em 1769: um trator de uso militar com três rodas que atingia módicos 4 km/h. Como o modelo era movido a vapor, não foi reconhecido como um carro.

publicidade

Ainda assim, na França muitos ainda atribuem a invenção do carro a Cugnot. É o caso da entidade Automobile Club de France. Os créditos vão para os franceses em outro quesito: os primeiros fabricantes do mundo que construíram e vendiam veículos motorizados são a Panhard e Levassor em 1889 e a Peugeot em 1891. (Via: Autocar).

Primeiro carro elétrico

Na Escócia, o inventor Robert Anderson também é citado como o criador do primeiro carro. Seu veículo construído em 1832 vinha como uma inovação que está em alta hoje: um sistema de propulsão elétrica no lugar de um motor de combustão interna.

Primeiro carro elétrico
O veículo era visto como uma evolução da carruagem, o meio de transporte mais habitual da época. O carro era alimentado por células de energia não recarregáveis, ou seja, quando as baterias acabavam, tinham que ser substituídas por novas. Imagem: Reprodução

E o primeiro motor a gasolina?

  • É importante notar que Karl Benz não foi a primeira pessoa a criar um motor a gasolina. 
  • Na verdade, Benz teve a ajuda de outra figura conhecida entre os entusiastas da Mercedes, Gottlieb Daimler.
  • Em 1885, Daimler projetou o primeiro motor moderno do mundo a gasolina com um cilindro único vertical e combustível injetada por um carburador. Um conceito muito parecido impulsionaria o veículo patenteado por Karl Benz no ano seguinte.
Karl Benz
Karl Benz também patenteou suas próprias velas de ignição, sistema de engrenagens, design de acelerador e radiador. Imagem: Wikimedia Commons

Na virada do século, Karl fundou a Benz & Cie. Já em 1927, Daimler e Benz se uniram para criar o Grupo Daimler, que mais tarde se tornou a Mercedes-Benz.

Primeiro carro produzido em massa

  • O primeiro carro produzido em larga a escala foi o Curved Dash Oldsmobile de 1901, construído em Detroit por Ransome Eli Olds.
  • Foi o americano que criou o conceito da linha de montagem de automóveis, aprimorado mais tarde por Henry Ford, o primeiro a adicionar esteiras automatizadas no processo de produção de veículos.
  • Henry Ford, por ser um nome mais conhecido, é quem geralmente recebe o crédito pela primeira linha de montagem e pela produção de carros em massa com o famoso Modelo T (ou Model T), em 1908.
Ford Model T de 1908
Ford Model T de 1908. Imagem: Divulgação/Ford

O que Ford criou foi uma versão otimizada da linha de montagem, reduzindo os custos de produção e o tempo necessário para a construção de veículos motorizados, tornando a Ford o maior fabricante de automóveis do mundo. Para ter uma ideia, já em 1917, a Ford já tinha produzido 15 milhões de unidades do Model T, outro modelo que deu início a trajetória da indústria automotiva como conhecemos hoje.

O que veio antes do primeiro carro

  • Outros veículos rodoviários, no entanto, são muito mais antigos.
  • Quem se apega a datas, pode argumentar que o primeiro deles surgiu das mãos de Leonardo da Vinci em 1495. 
  • Entre as suas invenções do italiana, estava o projeto do primeiro veículo automotor do mundo capaz de andar sem cavalos. Entretanto, a engenhoca era muito complexa, não tinha assentos e era movida por um sistema de mola.
  • Ainda assim, o design antigo apresentou a primeira coluna de direção do mundo e realmente serviu de base para a forma como dirigimos nossos automóveis até hoje.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!