A NASA divulgou nesta terça-feira (5) imagens do local de pouso da missão Chandrayaan-3, da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). As capturas foram feitas pela câmera da sonda Lunar Reconnaissance Orbiterdo (LRO) e mostram o módulo de pouso da missão a partir de uma visão oblíqua.

A captura aconteceu quatro dias depois que a Chandrayaan desceu a superfície da Lua no dia 23 de agosto, a cerca de 600 quilômetros do polo sul do satélite. A imagem mostra o modulo de pouso no centro da imagem representado por uma sombra escura com um clarão branco em volta. O halo provavelmente foi resultante da interação da pluma do foguete com o regolito de granulação fina.

Imagem do local de pouso da Chandrayaan-3 feitas pelo Lunar Reconnaissance Orbiterdo (LRO) da NASA (Credito: NASA’s Goddard Space Flight Center/Arizona State University)

Leia mais:

Missão Chandrayaan-3

A Chandrayaan-3 foi lançada em julho levando para superfície o lunar o rover Pragyan e o lander Vikram para operar apenas durante 1 dia lunar, cerca de 14 dias terrestres. A curta duração é porque a energia do rover não seria suficiente para atravessar a longa noite de igual período de duração.

publicidade

O sucesso da alunissagem colocou a Índia entre o seleto grupo de nações que já conseguiu realizar o feito. Além disso, o país foi o primeiro país a realizar um pouso próximo ao polo sul da Lua. 

Durante os dias em que esteve em operação o rover Pragyan descobriu a presença de oxigênio, cálcio, enxofre e outras substâncias na Lua, assim como o lander Vikram realizou um experimento para coletar as temperaturas do local de pouso.

No domingo (2), a IRSO anunciou que a missão havia sido finalizada, 4 dias antes do previsto. De acordo com comunicado, os veículos lunares já haviam cumprido suas tarefas e entraram em módulo de hibernação durante o frio da noite lunar. A expectativa é que no próximo nascer do Sol no satélite, os equipamentos despertem e realizem outro conjunto de tarefas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!