Meteoro cruza o céu dos Estados Unidos

O meteoro pode ser visto em diversos lugares do nordeste dos Estados Unidos e tinha um quarto da luminosidade da Lua
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 06/09/2023 10h12
Meteoro avistado nos Estados Unidos no dia 3 de setembro
Meteoro avistado nos Estados Unidos no dia 3 de setembro (Credito: Werner Tedesco)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No dia 3 de setembro, um meteoro cruzou os céus da Costa Leste dos Estados Unidos por volta das 20h30 do horário de Brasília. A bola de fogo pode ser vista principalmente a partir de Maryland e da Pensilvânia, mas testemunhas oculares apontaram ter observado a passagem de Washington DC, Nova York, Nova Jersey e Virginia.

De acordo com informações da página Meteor Watch da NASA, no Facebook o meteoro se tornou visível a cerca de 75 quilômetros acima de Forest Hill, no nordeste do estado de Maryland, a cerca de 60 mil quilômetros por hora quando entrou na atmosfera. 

A bola de fogo viajou cerca de 55 quilômetros na atmosfera, deixando um rastro esverdeado, até se desintegrar 35 quilômetros acima de Gnatstown, na Pensilvânia, tendo alcançado um brilho equivalente a um quarto da luminosidade da Lua.

A seta azul mostra a trajetória realizada pelo meteoro após sua entrada na órbita terrestre (Credito: Reprodução/ NASA Meteor Watch)

Leia mais:

Relatos do meteorito nas redes sociais

No X, antes conhecido como Twitter, diversos usuários relataram o avistamento do cometa.

“Confira este lindo e brilhante meteoro cruzando o céu em Goshen, Nova JErsey (ao norte de Cap May) na noite passada. Werner Tedesco (visita Myrtle Beach com frequência) estava tirando algumas fotos noturnas com girassóis quando capturou isso. Que incrível Werner!”

“Aqui está a filmagem da nossa câmera do meteoro bólido de 03/09/23 às 21h23 de Clarksburg, Maryland olhando para o norte @capitalweather

A partir das imagens, especialistas acreditam que o meteoro provavelmente se tornou um bólido, um rocha espacial extremamente brilhante que explode em um clarão, sendo possível às vezes, até mesmo ver sua fragmentação.

Algumas das testemunhas relataram que a passagem foi silenciosa, no entanto outras disseram ter ouvido um estrondo.

A entrada do meteorito na atmosfera sobre a costa leste dos Estados Unidos aconteceu exatamente um dia depois que uma bola de fogo cruzou os céus de Erzurum, Turquia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.