Alguns usuários do ChatGPT estão se deparando com uma mensagem de erro: “ChatGPT Network Error”, que na verdade está informando que existe uma falha na conexão do aplicativo. No entanto, há como solucionar o problema com algumas dicas.

Leia também:

Saiba o que é a mensagem “ChatGPT Network Error”

Esse é um erro de conexão, que pode ser em relação ao servidor no qual o ChatGPT está hospedado ou mesmo sobre o trajeto do seu computador para encontrar algum endereço on-line.

Como resolver o problema?

Esse problema está acontecendo no seu aplicativo? Fique tranquilo (a) que o Olhar Digital lhe dá 6 dicas para que você não sofra mais com isso. Confira!

publicidade

1 – Certifique-se de que sua conexão com a internet está ok

Se a sua internet estiver com problema, poderá ocasionar o erro: “ChatGPT Network Error”. Então, faça a verificação pelo site: https://www.speedtest.net/.

2 – Verifique se há algum erro interno no servidor

Para isso, é necessário acessar a página oficial da OpenAI: https://status.openai.com/. Dessa maneira você vai confirmar se é um erro interno do servidor ou não. Caso realmente seja algo interno, você pode tentar entrar em contato com a OpenAI.

Para isso, acesse a Central de Ajuda no site: https://help.openai.com/en/ e clique no ícone de bate-papo. Ele fica localizado no canto inferior direito da tela. Depois, é só digitar a mensagem e enviar.

3 – Atualize a página

Outra tentativa que pode ser feita é reiniciar a página. Com isso, você faz com que os servidores backend façam uma redefinição automática. No entanto, esse processo vai fazer com que você perca o prompt elaborado, pois será iniciada uma nova sessão.

4 – Limpe o cache do navegador

Quanto mais dados você tiver armazenados em seu navegador, mais lendo poderá ficar a sua navegação. Pensando nisso, uma excelente atitude a ser tomada é a limpeza de cache e também do histórico de navegação.

5 – Desative sua VPN

Desativar a sua VPN pode fazer com que o ChatGPT volte ao normal, já que ela pode estar causando o problema ao interagir com o aplicativo.

6 – Nada deu certo? Tente evitar pedir respostas muito longas

Quando você faz perguntas muito longas ou complexas demais para o ChatGPT, ele pode apresentar esse erro. Alguns usuários vem relatando que a mensagem aparece geralmente quando são inseridas entre 500 e 1.000 palavras. Apesar da ferramenta não ter limite nesse sentido, quando mais longa for a pergunta, maior o tempo de processamento e chances de ocorrerem falhas no sistema.

Então, no momento de fazer questionamentos maiores, tente dividi-los em partes menores. Também tente fazer pedidos mais específicos, mande um comando para que a resposta seja mais curta ou simplesmente resuma.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!