O ChatGPT da OpenAI, o chatbot de inteligência artificial incrivelmente popular lançado em novembro, viu as visitas mensais ao seu site diminuírem pelo terceiro mês consecutivo em agosto, embora haja indícios de que a queda esteja se estabilizando.

A informação foi obtida com exclusividade pela Reuters, baseada em análises da empresa Similarweb. As visitas ao site do ChatGPT em desktops e dispositivos móveis em todo o mundo diminuíram 3,2%, atingindo 1,43 bilhão em agosto, após quedas de aproximadamente 10% nos dois meses anteriores.

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O tempo que os visitantes passam no site também vem diminuindo mensalmente desde março, passando de uma média de 8,7 minutos em março para 7 minutos em agosto. No entanto, o número de visitantes únicos em agosto em todo o mundo aumentou ligeiramente, passando de 180 milhões para 180,5 milhões de usuários.

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O retorno às aulas em várias partes do mundo em setembro pode ajudar no tráfego e uso do ChatGPT, e algumas escolas já começaram a adotá-lo. O tráfego do ChatGPT nos Estados Unidos aumentou ligeiramente em agosto, coincidindo com o retorno das aulas no país.

“Alunos em busca de ajuda com lições de casa parecem fazer parte dessa história: a porcentagem de usuários mais jovens do site caiu durante o verão e agora está começando a se recuperar”, disse David F. Carr, da Similarweb, que acompanha regularmente o ChatGPT e seus concorrentes, em entrevista à Reuters.

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O efeito ChatGPT

  • O ChatGPT desencadeou um uso frenético de IA generativa em tarefas diárias, desde edição até programação.
  • Ele alcançou 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, dois meses após seu lançamento.
  • A tecnologia de IA generativa utiliza dados passados para criar novo conteúdo, como escrever ensaios ou poemas.
  • Antes do lançamento do Threads do Meta, ele era o aplicativo de consumo que mais crescia no mundo, e agora está entre os 30 principais sites do mundo.
  • Alguns concorrentes do ChatGPT, incluindo o chatbot Bard da Google, foram lançados este ano.
  • O mecanismo de busca da Microsoft, o Bing, também oferece um chatbot alimentado pela OpenAI gratuitamente.
  • A OpenAI também lançou o aplicativo ChatGPT no sistema iOS em maio, o que pode ter reduzido um pouco o tráfego do seu site.
  • O ChatGPT é gratuito para uso, mas também oferece uma assinatura premium por US$ 20 mensais.
  • Além do ChatGPT, a OpenAI obtém receita vendendo acesso aos seus modelos de IA para desenvolvedores e empresas, tanto diretamente quanto por meio de uma parceria com a Microsoft, que investiu mais de US$ 10 bilhões na empresa.

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