No Olhar Digital News de hoje, quinta-feira (7), apresentamos as principais novidades do universo da tecnologia. Veja alguns dos destaques:

Maior turbina eólica do mundo sobrevive a tufão e bate recorde de geração de energia

Usando um sistema inovador, a maior turbina eólica do mundo estabeleceu um novo recorde mundial de geração de eletricidade em um período de 24 horas. A marca foi atingida no dia 1º de setembro deste ano, em meio ao tufão Haikui.

Raios invertidos vermelhos são capturados no Atlântico Norte

Raios vermelhos que parecem ter saído do mundo invertido de Stranger Things foram fotografados no dia 20 de agosto durante uma tempestade que posteriormente evoluiria para o Furacão Franklin. O fotógrafo porto-riquenho, Frankie Lucena, estava observando os sistemas de tempestade quando capturou os vários relâmpagos explodindo para cima, em direção ao espaço.

Petrobras testa tecnologia eólica offshore inédita e 100% nacional

Petrobras testou a performance de um modelo de tecnologia eólica offshore inédita no Brasil, desenvolvido em parceria com a Escola Politécnica da USP. O cenário de aplicação reproduziu as condições ambientais e de mar típicas do pré-sal da Bacia de Santos.

publicidade

Carros modernos têm um ‘defeito’ em comum: a coleta de dados

Quem se preocupa com privacidade deve ficar de olho até na hora de comprar um carro novo. Pelo menos é o que mostra um estudo publicado pela Mozilla Foundation nesta quarta-feira (6). A ONG conhecida pelo navegador Firefox produz vários relatórios e guias sobre privacidade que detalham como produtos e serviços lidam com os dados dos usuários.

Google torna obrigatório divulgar uso de IA em anúncios eleitorais 

O Google anunciou na quarta-feira (6) que, conforme sua nova política, será obrigatório anunciantes eleitorais divulgarem de forma clara e visível se seus anúncios contêm conteúdo gerado por IA. A medida começa a valer a partir de novembro. 

Astrônomos acabam de medir o campo magnético mais distante até agora

Uma galáxia muito distante foi analisada a fundo, marcando uma conquista fascinante para a Astronomia: a medição de um campo magnético localizado a cerca de 11 bilhões de anos-luz da Terra.

Fique ligado no Olhar Digital News para conferir essas e outras notícias do munda da tecnologia!