Pensando na evolução dos seus veículos elétricos, a Stellantis anunciou recentemente que irá começar a desenvolver baterias mais leves, reduzindo o peso pela metade para melhorar a sustentabilidade. O plano foi divulgado pelo chefe de Engenharia e Tecnologia da montadora, Ned Curic. 

Para quem tem pressa: 

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  • Curic disse que as atuais baterias de EVs são “muito pesadas”, tornando os veículos “incompatíveis” com fins de sustentabilidade; 
  • O diretor compartilhou os planos da marca durante a inauguração do Centro de Tecnologia de Baterias do grupo em Turim, Itália; 
  • Ele acrescentou, no entanto, que ainda “não tinha ideia” de como seria criada a “bateria do futuro”; 
  • O projeto, contudo, já será iniciado no novo centro da empresa. 

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O que tenho em mente, e uma meta muito difícil para minha equipe até 2030, é mudar o peso da bateria para uma bateria pelo menos 50% mais leve. Teremos que pensar em materiais completamente novos, em uma nova química, em uma nova maneira de substituir esses materiais pesados por algo muito mais leve. 

Ned Curic, Chefe de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. 
Stellantis-new-electric-SUV/Fiat 600e (Imagem: Divulgação)

Como parte dos seus esforços de longo prazo para melhorar as baterias, a companhia informou ter investido 40 milhões de euros (43 milhões de dólares) no seu novo Centro de Tecnologia de Baterias de Turim, que irá concentrar-se em testes internos. 

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Uma segunda instalação com os mesmos objetivos também está sendo construída em Windsor, no Canadá. A empresa ainda revelou que deve lançar este ano um veículo “muito acessível”. “Um veículo que praticamente qualquer membro das nossas sociedades pode comprar”. 

Vale pontuar que a Stellantis é a terceira maior fabricante de automóveis do mundo em vendas, cujas marcas incluem Fiat, Peugeot e Jeep. 

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